Sua sala de estar é enxuta e você não sabe como aproveitar o espaço da melhor maneira? As 10 dicas a seguir vão ajudar você a tirar o máximo de proveito do espaço do living sem abrir mão de conforto e estilo.
1. Defina o espaço com um tapete

– (Reprodução/Contemporist)

– (Reprodução/Contemporist)
Serve principalmente para casas e apartamentos com ambientes integrados. Designar o espaço da sala de estar com um tapete impede que as áreas se misturem e marca bem o uso de cada ambiente.
2. Use vidro ou móveis transparentes

– (Reprodução/Alice Gao/Contemporist)
Esses materiais deixam a luz passar através deles e fazem o cômodo parecer maior. Os móveis mais claros também dão uma sensação de sutileza e fluidez ao espaço.
3. Use várias pequenas mesinhas para formar uma mesa de centro

– (Reprodução/Kris Shopov/Contemporist)

– (Reprodução/Contemporist)
Uma única mesa pode fazer o espaço parecer ainda mais apertado. Usando pequenas mesinhas, você pode brincar com a composição e até movê-las de lugar quando quiser.
4. Adicione pontos de cor vibrante na sala neutra

– (Reprodução/Alex Maguire Photography/Contemporist)

– (Reprodução/Sean Airhart Photography/Contemporist)
Paredes brancas e piso claro é uma forma de manter o ambiente aberto, com sensação de amplitude. Mas isso pode fazer o cômodo parecer frio e impessoal. Para evitar isso, inclua alguns pontos de cores vibrantes para dar personalidade à sala.
5. Coloque armazenamento em torno da TV

– (Reprodução/Miran Kambic/Contemporist)
Nesses casos, móveis sob medida funcionam melhor. Pense em criar uma estrutura para abrigar a TV e também livros, discos e objetos decorativos. Vale usar estantes abertas, nichos, armários fechados ou uma combinação deles para manter tudo no lugar e deixar o cômodo organizado.
6. Utilize os cantos da sala

– (Reprodução/Sarah and Josh Rhodes/Contemporist)

– (Reprodução/Contemporist)
Não importa o tamanho do cômodo, provavelmente há um canto que pode ser aproveitado. Utilize o espaço para colocar prateleiras, um abajur ou uma planta. Eles vão atrair o olhar e dar a sensação de que o espaço é maior.
7. Utilize móveis que tenham mais de uma função

– (Reprodução/Contemporist)

– (Reprodução/Contemporist)
Móveis com múltiplas funções são uma boa escolha para ambientes pequenos. Uma mesa de centro que se transforma rapidamente em uma mesa de jantar é muito melhor do que ter os dois móveis quando se tem pouco espaço.
8. Use móveis pequenos

– (Reprodução/Contemporist)
Não faz sentido tentar colocar um sofá gigante em uma sala pequena. Isso vai acabar comprometendo o espaço do ambiente e a possibilidade de alocar outras coisas no cômodo. Móveis menores podem suprir suas necessidades e deixam o espaço mais funcional e acolhedor.
9. Invista em espaços para armazenamento

– (Reprodução/Contemporist)

– (Reprodução/Contemporist)
Móveis com espaços para armazenar são muito úteis em espaços pequenos. Eles deixam alguns itens fora de vista, mas acessíveis ao mesmo tempo.
10. Aposte no minimalismo

– (Reprodução/Marius Rua/Contemporist)
Não ter tantos móveis e preferir uma decoração mais enxuta dá a sensação de espaço mais aberto. Luz natural e tons claros também transmitem essa sensação.
Fonte: Contemporist