10 truques para fazer um quarto pequeno parecer maior

Sofre com seu quarto pequeno? Siga estas 10 dicas e você terá um ambiente confortável sem abrir mão da personalidade

Os quartos são nossos cantinhos e refúgios. Por isso, a maneira como você se sente ali é muito importante. Se o seu espaço é limitado e para você isso está evidente e cansativo, estas dicas podem te ajudar a transforma-lo para melhor. Vamos lá?

1. Tons pastel

01-truques-para-fazer-quarto-pequeno-parecer-maior

 (/)

Para trazer a sensação de amplitude, misture vários elementos brancos com outros tons suaves, como rosas e azuis pastel e uma paleta neutra. Adicione texturas e uma plantinha. Invista em cortinas e roupa de cama branca para criar uma atmosfera ampla. Por incrível que pareça, uma cabeceira escura pode ser boa ideia – ainda mais quando combinada com camadas de travesseiros – fazer jogo com as alturas faz com que o olhar se mova, dando a impressão de um ambiente maior.

2. Cores escuras

02-truques-para-fazer-quarto-pequeno-parecer-maior

 (/)

Como explicado na dica anterior, as cores escuras também são bem-vindas no décor de um quarto pequeno – elas têm o poder de criar um recuo visual, fazendo com que o ambiente pareça mais amplo. O importante, no entanto, é lembrar de criar camadas com tons brancos e off white para que as cores escuras não acabem ‘diminuindo’ o quarto.

3. Elementos gráficos

03-truques-para-fazer-quarto-pequeno-parecer-maior

 (/)

Só porque o quarto é pequeno não quer dizer que ele tem que ser sem graça e simples de tudo. Um efeito de tinta ou um papel de parede diferentes podem deixar o ambiente interessante sem constringir a dimensão.

4. Assimetria

04-truques-para-fazer-quarto-pequeno-parecer-maior

 (/)

Não importa se você possui ou não espaço suficiente para colocar um criado-mudo de cada lado da cama: a assimetria pode ser benéfica em ambas as situações. No caso de não haver metragem que comporte duas peças, escolha um lado e deslize a cama para o outro. Use as luminárias (uma de mesa e uma de piso) para unificar o look – opte por um design simples em branco ou preto. Se você tem espaço, pense se não gostaria de guardar outra coisa com o cantinho extra, como um baú ou até mesmo um banco. Para ‘centralizar’ a cama, use elementos como arte, luminárias de teto, tapetes ou uma calçadeira.

5. Quadros grandes

05-truques-para-fazer-quarto-pequeno-parecer-maior

 (/)

Peças ou coleções de arte grandes podem ajudar um ambiente a parecer maior porque captam o olhar. Para um estilo mais discreto, aposte em ilustrações e molduras com cores brancas e neutras.

6. Aproveite as janelas desalinhadas

06-truques-para-fazer-quarto-pequeno-parecer-maior

 (/)

Se o seu ambiente tem uma janela que ocupa a maior parte da parede e está fora do alinhamento central do quarto, o ideal é centralizar a cama com a janela, e não com a parede. Outra alternativa é usar cortinas para cobrir as paredes e eliminar os limites da janela. Dessa forma, a cama pode ficar em qualquer lugar.

7. Arandelas

07-truques-para-fazer-quarto-pequeno-parecer-maior

 (/)

Arandelas são uma ótima forma de aproveitar o espaço da janela sem sacrificar a metragem no piso. Um apoio ideal para substituir um criado-mudo, elas podem, inclusive, receber velas, vasos e plantas.

8. Armazenamento

08-truques-para-fazer-quarto-pequeno-parecer-maior

 (/)

Se armários são uma necessidade no seu quarto, escolha dois modelos altos (embutidos ou não) e centralize a cama entre eles. Você pode aproveitar e colocar prateleiras acima da cabeceira para dar continuidade. Se você já tem armários no ambiente, opte por mesas laterais com design aberto – quanto mais da parede se puder ver, maior o espaço parecerá.

9. Espelhos

09-truques-para-fazer-quarto-pequeno-parecer-maior

 (/)

Uma arma valiosíssima para os moradores que querem fazer qualquer ambiente parecer maior, os espelhos são aliados versáteis. No quarto, invista em uma peça acima da cabeceira, uma parede inteira espelhada (vale para portas de armários!) ou uma fininha apoiada no criado-mudo ou no chão.

10. Considere uma cama menor

10-truques-para-fazer-quarto-pequeno-parecer-maior

 (/)

Pode ser que você tenha tentado alguns destes truques e ainda não esteja satisfeito com o espaço no seu quarto. Se esse momento chegou, talvez seja a hora de considerar uma cama menor para priorizar o bem estar e a circulação do ambiente.

 

 

Fonte: Houzz

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s