Ambientes

12 boas ideias para aproveitar os cantinhos de casa

Cantos: toda casa tem e ninguém escapa do desafio de decorá-los. Para facilitar a tarefa, selecionamos 12 ideias criativas que deixam o espaço funcional e mais bonito:

1. Galeria de fotos

Não importa a maneira que as paredes se encontram, criando um ângulo para fora ou para dentro – arranjos de fotos e pinturas em cantos surpreendem e são uma maneira prática e artística de decorar o espaço.

Aprenda a fazer um mural com fotos da família em nossa matéria sobre o assunto!

2. Cantinho de café

Tomar café da manhã ou da tarde em um espaço reservado e só seu é uma delícia. Sendo assim, porque não aproveitar aquele cantinho do living com um banco na parede e uma mesa de bistrô?

3. Cantinho de leitura

É fácil criar um cantinho de leitura, seja ele na sala, no quarto ou no home office. O da foto conta com uma poltrona confortável, pufe para os pés, uma bela planta e prateleiras abertas. Uma luminária de piso ou mesinha com abajur também são ótimas adições a este tipo de composição.

4. Estação de trabalho

Além de ter sido instalada em um canto, o bônus desta área de trabalho é que ela também fica embaixo da escada. Ela aproveita duplamente o espaço, tornando-se um home office inesperado.

5. Gavetas da cozinha

Sempre precisamos de mais espaço na cozinha, principalmente para guardar panos de prato, toalhas e, para os mais tradicionais, os livros de receita. Gavetões naquele cantinho inutilizado resolvem o problema.

6. Pia em banheiro pequeno

O mesmo acontece no banheiro, principalmente em casas pequenas. Para aproveitar o espaço ou quem sabe até conseguir acomodar uma banheira, instale a pia e a bancada no canto do cômodo.

7. Estante tipo escada

Práticas, as estantes tipo escada também denotam a personalidade descolada do morador. Ainda mais quando são coloridas, alegrando o espaço.

8. Prateleiras de canto

Estas prateleiras de carvalho cobrem toda a parede, deixando os pertences favoritos do morador em exibição e aproveitando o espaço e seus diferentes ângulos.

Na cozinha, elas valorizam o espaço vertical mostrando as melhores peças da louça.

9. Muitas plantas

Um vaso nunca é suficiente, afinal, muito verde é uma das características que ajudam a deixar uma casa verdadeiramente estilosa. Aproveite o cantinho difícil de decorar para colocar belas plantas, exercendo a criatividade ao misturar espécies, vasos e alturas.

10. Banco na janela

Janelas em um canto da sala apresentam um duplo desafio, já que impossibilitam o décor com prateleiras ou outros elementos de parede. Por outro lado, é possível desenhar um banco embutido para aproveitar a vista e os dias ensolarados.

11. Espaço criativo

Os pequenos também merecem seu próprio cantinho. Na foto, os moradores colocaram uma mesa baixa de estudos e de artes para as crianças, com corrimões pendurando acessórios para desenhar, livros de colorir e obras já feitas.

12. Para meditar

Depois de cuidar das crianças, é hora de prezar por si mesmo – e tem maneira melhor de fazer isso que com um espaço para meditação? Um tapete de yoga, futon ou bela almofada, combinados a incensos, velas aromáticas e plantas completam o décor.

Leia também: 14 prateleiras de canto que transformam o décor