19 ambientes da mostra Artefacto em Brasília

Assinados por profissionais do Distrito Federal, os espaços são inspirados em cidades brasileiras e internacionais

Inspirados no tema “Os destinos mais desejados do mundo”, arquitetos, paisagistas e designers de interiores do Distrito Federal criaram os 19 ambientes da Mostra 2016 da Artefacto Brasília.

Além de apresentar o novo formato da loja na capital federal, a mostra traz os móveis da coleção deste ano. O mobiliário, que inclui 28 peças assinadas pela arquiteta Patrícia Anastassiadis, busca refletir a riqueza cultural dos grandes centros mundiais.

Confira os 19 ambientes, que fazem referência a cidades brasileiras e internacionais:

1. Oslo, Noruega

01-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

As baixas temperaturas e os longos períodos de pouca luz natural da capital norueguesa serviram de inspiração para o living assinado por Barbara Paiva. Com 38,65 m², o ambiente mistura materiais – com o piso de madeira, ornamentos rústicos e decorativos em prata, além do couro – e cores, como marrom, bege, preto e branco.

 

2. Copenhague, Dinamarca

02-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

O espírito de vanguarda da cidade dinamarquesa, que ao mesmo tempo não perde o charme dos antigos centros urbanos europeus, foi o ponto de partida para a dupla Carla Ramos e Tatiana Estrela. O living de 36,5 m² é descontraído, pensado como um espaço tanto para convívio, quanto para descanso e reflexão.

O destaque da decoração são os tons claros da madeira dos revestimentos em contraste com as cores escuras dos móveis. Cinza, preto e branco dão uma atmosfera cosmopolita ao ambiente.

 

3. São Paulo

03-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

Cybele Barbosa homenageia a capital paulista trazendo o vidro e o concreto, típicos da paisagem da cidade, para as paredes do home office de 53 m². Clássico e moderno se misturam no mobiliário, representando os diversos estilos arquitetônicos de São Paulo, e obras de arte assinadas por artistas paulistas decoram o ambiente.

 

4. Paris, França

04-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

O estilo clássico da cidade luz está na sala de jantar criada por Dora e Giovanini Lettieri, que trouxeram um constraste entre o estilo tradicional parisiense e toques de decoração contemporânea. A mesa de jantar com 10 lugares, adegas e um espelho clássico são alguns elementos de destaque do ambiente.

 

5. Tóquio, Japão

05a-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

05b-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

O vermelho, cor que representa o sol do Japão, norteia o projeto para um loft de 140 m² assinado por George Zardo e Júlia Zardo. Pensado para um casal jovem e moderno, a decoração traz um visual contemporâneo, mas sem deixar as referências à cultura japonesa de lado.

 

6. Brasília

06a-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

06b-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

No quarto de 43 m², Juliana Leão aposta na amplitude e na luminosidade, características marcantes da capital do Brasil. As cores neutras representam o concreto exposto e a atmosfera monocromática da cidade. O toque colorido do espaço fica por conta das fotografias e itens de decoração.

 

7. Roma, Itália

07a-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

07b-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

Larissa Dias concebeu o living de 46 m² com o objetivo de criar um passeio pela cultura e arquitetura da Roma clássica. Para isso, a profissional apostou nos tons terrosos combinados com revestimentos de mármore e texturas naturais, além de madeira de demolição e pedra bruta nas paredes.

 

8. Hong Kong, China

08a-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

08b-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

O lobby de um hotel em Hong Kong serviu de inspiração para os arquitetos Mônica Pinto, Arnaldo Pinho e Isabel Veiga. O ambiente de 73 m² traz tons de marrom, abóbora, bronze e fendi nos itens de decoração e nos revestimentos. Materiais como bambu, barro, vidro e couro natural fazem referência à cultura oriental.

 

9. Londres, Inglaterra

09a-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

09b-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

A loja de jóias e roupas de luxo foi inspirada por Londres, uma das capitais da moda. Idealizado por Marcia Montenegro, o espaço de 78 m² tem estruturas metálicas e tons de cinza nas paredes e no teto que remetem aos símbolos da Revolução Industrial. Já os espelhos, a pintura de alto brilho nos detalhes de madeira e a iluminação representam a arquitetura moderna e a moda na cidade.

 

10. Recife/ Versalhes, França

10a-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

10b-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

Para o Primeiro Hall, no primeiro pavimento, Renata Dutra criou um espaço chamativo inspirado na capital pernambucana, com bastante mistura de cores e texturas no teto e nas paredes.

Já no Segundo Hall, no pavimento superior, a profissional traz um espaço minimalista, com destaque para as poltronas e os revestimentos.

 

11. Milão, Itália

11a-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

11b-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

A arquiteta Silvana Albuquerque escolheu Milão como inspiração para o ambiente de 40 m², onde o cinza predomina com detalhes em rosa quartz. A relação com a moda e com os estilistas italianos aparece na textura do papel de parede, que remete a um tecido, e na cortina de camurça em camadas que lembra uma saia.

 

12. Berlim, Alemanha

12a-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

12b-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

O ambiente Cafe Berlin, projeto do Studio Hub, busca referências na cultura do grafite e na cena musical da capital alemã. Com 38 m², o espaço conta com mobiliário funcional, típico de um café berlinense.

 

13. Pequim, China

13-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

Vermelho, bege, cinza chumbo e azul permeiam a composição no projeto de Sylvia Thereza, inspirado na capital chinesa. O quarto de 38 m² investe em materiais contrastantes, como fibras naturais em tecido de algodão, seda pura, madeira e aço inox, além dos tapetes e estamparia que remetem a símbolos da China.

 

14. Budapeste, Hungria

14-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

Tathianna Nunes e Ricardo Roberto apostaram na simetria, revestimentos nobres e painéis de boiserie para fazer referência à arquitetura clássica da cidade. O espaço de 42 m² é marcado pelas cores neutras em contraste com o rosa quartz e o dourado.

 

15. Rio de Janeiro

15-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

Valéria Leão escolheu o branco e o azul para homenagear a cidade maravilhosa. O amor pelo Rio está exposto nas paredes, no mobiliário e nos ornamentos, que remetem a símbolos da cidade.

 

16. Nova York, Estados Unidos

16-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

Composto por um living e um home, o ambiente de 70 m² assinado por Walléria Teixeira é marcado pelo bege e pelo vermelho. Além dos painéis de fotografias com escadas, portões, bancos, praças e até um estacionamento, a arquiteta optou por um mobiliário moderno para construir referências à cidade americana.

 

17. Terraço e Jardim da varanda

17a-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

17b-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

Projetado pela dupla Cleber Depieri e Gabriel Souza, o terraço da mostra conta com palmeiras, jabuticabeiras, forrações e arbustos. Já no jardim da varanda, também assinado pela dupla, a água é o destaque do espaço, em meio às plantas.

 

18. Galeria Éle Pê

18-ambientes-da-mostra-artefacto-em-brasilia

 (/)

As paredes da Galeria Éle Pê, de 26 m², ficam livres para a exposição das obras de arte. A dupla Julia Peixoto e Winnie Jibran escolheu a madeira em tons claros e neutros como elemento principal da decoração.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s