17 ideias simples para tornar sua casa mais aconchegante

Você já entrou num ambiente e sentiu uma sensação de acolhimento? A razão pode estar nas flores, na iluminação suave, numa cor. Os recursos são inúmeros.

Você já entrou num ambiente e sentiu uma enorme sensação de acolhimento? A razão pode estar nas flores, na iluminação suave, numa cor. Os recursos são inúmeros. A bandeja de prata que apoia o bar é da Conceito Firma Casa. Mesa e abajur da Érea. Poltrona Womb, da A Lot Of, manta da Olho Interni e tapete da Avanti.

A bandeja de prata que apoia o bar é da Conceito Firma Casa. Mesa e abajur da Érea. Poltrona Womb, da A Lot Of, manta da Olho Interni e tapete da Avanti. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Deleite no dia a dia

Se a ideia é distribuir aconchego pela casa, a sala merece um tratamento especial. Afinal, é um espaço que precisa dar vontade de ficar. Para começar, aposte nas flores. “Elas passam a sensação de que há vida no ambiente”, diz a arquiteta Fernanda Moreira Lima, autora desta decoração. Sofá gostoso e luz suave também são indispensáveis – aqui, Fernanda embutiu iluminação indireta na estante e, quando só esses pontos estão acesos, todo mundo fica mais relaxado. Fotos de natureza completam o clima. “O verde é um repouso para os olhos.”

Agrados para receber bem

Quem gosta de acolher os amigos em casa sabe que é nos detalhes que a gente mostra atenção e afeto. Um enfeite aqui e um arranjo ali espantam qualquer sensação de frieza. Neste projeto de Fernanda Moreira Lima, não há como não se encantar com os mimos no lavabo e a bandeja do bar, na sala. Pretende passar um filminho? Uma manta fica a postos na poltrona. “No frio, todo mundo vai querer sentar ali”, diz Fernanda. A cor solar da peça escolhida por ela ajuda a aquecer a decoração de tons neutros. E o abajur, então? Sua luz é um recurso infalível para uma atmosfera de aconchego.

Cardápio reconfortante

O calor do fogo, os encontros em volta da mesa – a cozinha já é um ambiente propício ao aconchego, mas pode ficar ainda melhor. Uma simples sopa vira uma coisa divina se for acompanhada de toalha de renda e guardanapos de pano. “Esses elementos produzem um cenário familiar”, diz o arquiteto René Fernandes Filho, autor do projeto. O clima se espalha para a sala, onde René amenizou o pé-direito duplo aplicando uma cor escura sob a escada e usando um pendente que delimita o espaço. “Chamo isso de `efeito caverna: criar envolvimento.”

Capricho na intimidade

Quando saímos da área social e vamos para os espaços mais íntimos, a ideia de aconchego parece ficar ainda mais forte, e as sensações que a casa desperta, mais importantes. Nesta sala de lareira, criada para o deleite de um casal, o fogo tem a função de relaxar, além de aquecer. “Observar as chamas nos deixa apaziguados”, diz a designer de interiores Neza Cesar, que assina o ambiente. O cor-de-rosa remete ao amor. No papel de parede, textura e estampa lembram um bordado: elemento com história, assim como a mesa lateral antiga. “Resgatar memórias traz afetividade”, afirma Neza.

Convite ao relaxamento

Chegamos aos templos de bem-estar da casa – o banheiro e o quarto, onde você revigora as energias. Motivo suficiente para caprichar no aconchego. Que tal um banho à luz de velas? “A chama é um recurso eficaz para induzir ao relaxamento”, ensina o arquiteto René Fernandes Filho. Complete o cenário com um tapete quentinho e chinelos felpudos. No quarto, o enxoval dá o tom do conforto: “Use lençóis gostosos, que deem vontade de pular na cama”, sugere René. A capa de tecido amacia a cabeceira e as paredes também restauram graças à repousante cor de lavanda.

Momentos de puro prazer

Além de se esmerar na decoração, é preciso permitir que a casa nos propicie bons momentos. Você já pensou em criar um canto de leitura? Ele é a expressão máxima do aconchego: uma poltrona confortável que abraça quem senta, uma mesa de apoio e a companhia dos livros. “A luz natural é convidativa para ler, mas também não pode faltar uma luminária adequada”, diz René Fernandes Filho. Outra ideia irresistível: servir o café da manhã ou o lanche da tarde ao ar livre. Se você usar louças antigas, o charme será total. “Peças tradicionais remetem às reuniões de família.”

Abaixo, confira 17 ideias simples para tornar sua casa mais aconchegante:

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s