4 banheiros cheios de estilo
Contemporâneos, estes ambientes mostram as tendências de acabamentos para banheiros.
Por Reportagem Visual Edson G. Medeiros e Zizi Carderari Texto Denise Gustavsen Fotos Marcos Antonio Ilustrações Carlos Campoy
access_time
19 Jan 2017, 11h01 - Publicado em 13 Aug 2009, 12h53
Contemporâneos, estes ambientes mostram as tendências de acabamentos para banheiros: mármore, madeira, cerâmica, pastilhas e até alumínio estão entre os revestimentos escolhidos pelos profissionais. Há o projeto que ganhou status de sala de banho, com a elegância do mármore, o banheiro de ar minimalista que fez uso de madeira alumínio e vidro, o banheiro voltado para a natureza e aquele com uma mistura acertada de cores e revestimentos. Depois de se inspirar com estes espaços, conheça os lançamentos de louças, metais e chuveiros para você decorar o seu banheiro.
Antes de definir o seu projeto, leia as respostas para as dúvidas mais palpitandes sobre como decorar o banheiro.
-
1.
zoom_out_map
1/14
A elegância do mármore. Este banheiro se vale de grandes placas de mármore crema marfil no piso e nas paredes para promover uma atmosfera refinada. Por causa do tamanho das peças, das linhas de rejunte quase invisíveis e da sensação de superfície única, o espaço de 23 m² ganhou status de sala de banho. Para reforçar essa ideia, investiu-se na iluminação, capaz de criar cenas diferentes em cada canto do banheiro. "Spots no gesso nas áreas do boxe e da bancada garantem uma luz funcional. Já a arandela na parede e a luminária do teto trazem a luz mais difusa", explica o arquiteto Flavio Butti, sócio de Alice Martins.
-
2.
zoom_out_map
2/14
Sob a bancada de mármore crema marfil (Tiga Mármore), o gabinete de MDF com acabamento de esmalte de poliuretano acetinado branco foi pensado com dois nichos para deixar os perfumes sempre à mão. Projeto de Flavio Butti e Alice Martins.
-
3.
zoom_out_map
3/14
Além de trazer aconchego, a arandela de metal (Reka) enfeita a parede. Tapetes (Clatt) misturam fios de náilon e algodão. Projeto de Flavio Butti e Alice Martins.
-
4.
zoom_out_map
4/14
Com portas de vidro até o teto, o boxe recebeu um duto que leva o excesso de vapor para fora do banheiro. A chaise (Clássica Design) convida ao descanso. Projeto de Flavio Butti e Alice Martins.
-
5.
zoom_out_map
5/14
Planta 1
-
6.
zoom_out_map
6/14
Madeira, alumínio e vidro. Linhas puras reforçam o ar minimalista deste banheiro de 7,80 m², projetado pelo arquiteto Ricardo Miura e sua sócia, Carla Yasuda, para um empresário fã de esportes e de viagens. Paredes revestidas de alumínio branco se harmonizam com as folhas de vidro do boxe e o piso de mármore branco. Coube ao deque e ao gabinete de madeira emprestar aconchego aos materiais mais frios. Graças à claridade natural em abundância, tudo fica mais acolhedor. E, à noite, a iluminação dividida em circuitos ajuda a compor climas. "Idealizamos um espaço limpo, confortável e funcional", conta Miura.
-
7.
zoom_out_map
7/14
Chapas de alumínio branco (Alcan Composites) cobrem as paredes e contrastam com o deque de cumaru e o gabinete de pau ferro (Aline Móveis) com verniz poliuretano. Sobre a bancada, o espelho camufla o armário. A porta de correr, também de cumaru, isola o banheiro da suíte. Projeto de Ricardo Miura e Carla Yasuda.
-
8.
zoom_out_map
8/14
Usado normalmente em fachadas de prédios, o alumínio possibilita uma paginação em grandes formatos, quase sem rejuntes. "O material é resistente, fácil de limpar e sai mais barato que certos mármores", diz o arquiteto. Para revestir todas as paredes deste banheiro, ele gastou R$ 6 760 (Alcan Composites). Projeto de Ricardo Miura e Carla Yasuda.
-
9.
zoom_out_map
9/14
Planta 2
-
10.
zoom_out_map
10/14
Toque de natureza. Integrado a um terraço repleto de vegetação, o banheiro de 12 m², criado pelo arquiteto Benedito de Toledo Jr., recebeu pinceladas de tinta acrílica verde em parte das paredes para compor um visual afinado com o paisagismo do lado de fora. Além de unir os ambientes, o tom propõe uma atmosfera refrescante e agradável ao espaço. "É também um jeito de economizar e conferir um toque elegante ao banheiro", afirma Toledo Jr. Criado para um casal de executivos em sintonia com os novos tempos, o espaço ganhou uma combinação equilibrada de elementos sem perder de vista o bem-estar.
-
11.
zoom_out_map
11/14
No boxe, no piso e na bancada, o mármore pigués (Marmoraria Habitare) traz classe e leveza. Nas paredes, tinta de tom oliva (swb 2369, da Sherwin-Willians). Note como os móveis de madeira branca têm recortes para acomodar as toalhas. Projeto de Benedito de Toledo Jr.
-
12.
zoom_out_map
12/14
Planta 3
-
13.
zoom_out_map
13/14
Ao lado do boxe com roldana (Vidro Regina), note como o gabinete de laca branca (Primeira Linha Banheiros) valoriza o conjunto. Pastilhas coloridas (2 x 2 cm) e brancas (5 x 5 cm) da De Stjil. Projeto de Sergio Astrauskiene.
-
14.
zoom_out_map
14/14
Mistura acertada. O mosaico do boxe, formado por pastilhas de cerâmicas de tons bege, branco e preto, aparece em total equilíbrio com as peças brancas maiores, também de cerâmica, que cobrem o resto das paredes e o piso do banheiro de 3,60 m². "O mix dá movimento ao ambiente", diz o arquiteto Sergio Astrauskiene. Como os moradores, um casal de profissionais liberais, desejavam um espaço acolhedor, Sergio lançou mão da combinação colorida e arrematou a decoração com detalhes bem cuidados: o vidro desenhado e preso por roldanas na porta do boxe e a bancada de mármore pigués.