
(/)
A internet é poderosa. Foi por meio dela que Igor Josifovic e Judith de Graaff escreveram o livro Urban Jungle: Living and Styling with Plants (Selva Urbana: Vivendo e Decorando com Plantas, Callwey, $35). Os colegas criaram, no mundo virtual, uma grande comunidade de blogueiros, a Urban Jungle Bloggers, que compartilha conselhos sobre criar e decorar com vida verde nas metrópoles. A partir dos conhecimentos da comunidade e do livro, eles compartilharam os truques de uma grande tendência com o Architectural Digest: plantas pendentes e trepadeiras dentro de casa.
1. Estilizar trepadeiras é uma arte
(/)
Existem diversas maneiras de criar trepadeiras em casa. Uma das favoritas da dupla é adorná-las em torno de janelas, guiadas por linhas de pesca ou fitas. Na dúvida, eles sugerem o plantio em um vaso, deixando a espécie crescer livremente e sem muito planejamento. O resultado é uma aparência mais natural e até rústica, transformando a parede em um pedaço de selva urbano.
2. Existem muitas boas espécies de trepadeiras e pendentes
(/)
Entre as inúmeras espécies, a preferida de Igor e Judith é a flor-de-cera (Hoya carnosa), por causa de suas cores diversas e folhas fortes e vibrantes. Eles também consideram a jiboia (Epipremnum aureum), hedera e a flor-da-paixão (Passiflora incarnata) extremamente belas, boas escolhas para qualquer ambiente. Entre as pendentes, recomendam a trapoeraba-roxa (Transdescantia pallida) e zebrina, com seus tons arroxeados, e a suculenta colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus).
3. A maneira como pendentes são expostas não precisa ser comum
(/)
É fácil pensar que, pela planta já possuir atrativo visual lembrando uma cascata de folhas, ela não precisa de mais nenhum adorno. Mas os autores incentivam a ousadia: “A tendência do macramé voltou. A peça clássica dos anos 70 está sendo reinterpretada em vasos de macramé suspensos”, comentam. Use e abuse da criatividade para criar jardins incríveis em sua sala, sem que eles encostem no chão.
4. Cada planta deve ser cuidada de maneira diferente

(/)
Da mesma forma que acontece com as suculentas, espécies de pendentes e trepadeiras, apesar de parecidas, requerem alguns cuidados diferentes. Judith e Igor enfatizam que, antes de investir em uma planta, o morador pesquise muito sobre ela. A regra geral, porém, é deixá-las saudáveis e limpas com podas frequentes.
Leia também: 6 ideias lindas para expôr plantas aéreas

(/)