4 dicas para decorar usando trepadeiras e pendentes

Quer inovar no décor? Coloque as dicas dos autores Igor Josifovic e Judith de Graaff  sobre decoração com plantas pendentes e trepadeiras em prática!

A internet é poderosa. Foi por meio dela que Igor Josifovic e Judith de Graaff escreveram o livro Urban Jungle: Living and Styling with Plants (Selva Urbana: Vivendo e Decorando com Plantas, Callwey, $35). Os colegas criaram, no mundo virtual, uma grande comunidade de blogueiros, a Urban Jungle Bloggers, que compartilha conselhos sobre criar e decorar com vida verde nas metrópoles. A partir dos conhecimentos da comunidade e do livro, eles compartilharam os truques de uma grande tendência com o Architectural Digest: plantas pendentes e trepadeiras dentro de casa.

1. Estilizar trepadeiras é uma arte

2-como-decorar-usando-trepadeiras-e-vasos-pendurados

 (/)

Existem diversas maneiras de criar trepadeiras em casa. Uma das favoritas da dupla é adorná-las em torno de janelas, guiadas por linhas de pesca ou fitas. Na dúvida, eles sugerem o plantio em um vaso, deixando a espécie crescer livremente e sem muito planejamento. O resultado é uma aparência mais natural e até rústica, transformando a parede em um pedaço de selva urbano.

2. Existem muitas boas espécies de trepadeiras e pendentes

3-como-decorar-usando-trepadeiras-e-vasos-pendurados

 (/)

Entre as inúmeras espécies, a preferida de Igor e Judith é a flor-de-cera (Hoya carnosa), por causa de suas cores diversas e folhas fortes e vibrantes. Eles também consideram a jiboia (Epipremnum aureum), hedera e a flor-da-paixão (Passiflora incarnata) extremamente belas, boas escolhas para qualquer ambiente. Entre as pendentes, recomendam a trapoeraba-roxa (Transdescantia pallida) e zebrina, com seus tons arroxeados, e a suculenta colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus).

3. A maneira como pendentes são expostas não precisa ser comum

5-como-decorar-usando-trepadeiras-e-vasos-pendurados

 (/)

É fácil pensar que, pela planta já possuir atrativo visual lembrando uma cascata de folhas, ela não precisa de mais nenhum adorno. Mas os autores incentivam a ousadia: “A tendência do macramé voltou. A peça clássica dos anos 70 está sendo reinterpretada em vasos de macramé suspensos”, comentam. Use e abuse da criatividade para criar jardins incríveis em sua sala, sem que eles encostem no chão.

4. Cada planta deve ser cuidada de maneira diferente

4-como-decorar-usando-trepadeiras-e-vasos-pendurados

 (/)

Da mesma forma que acontece com as suculentas, espécies de pendentes e trepadeiras, apesar de parecidas, requerem alguns cuidados diferentes. Judith e Igor enfatizam que, antes de investir em uma planta, o morador pesquise muito sobre ela. A regra geral, porém, é deixá-las saudáveis e limpas com podas frequentes.

Leia também: 6 ideias lindas para expôr plantas aéreas

banner_gotoshop_casa

 (/)

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s