4 maneiras de arrumar os móveis para otimizar o espaço do quarto

A designer de interiores e especialista na decoração de imóveis à venda Cathy Hobbs selecionou os layouts principais para quatro tipos de quarto

A disposição dos móveis faz diferença, sim, no uso, aproveitamento, fluxo e espaço de um ambiente. Por isso, sempre buscamos utilizar cada cantinho e fazer a metragem render. Foi pensando nisso que a Elle Decor falou com a designer de interiores Cathy Hobbs, especialista na decoração de imóveis usados à venda que selecionou os principais layouts para aproveitar ao máximo o espaço de quatro tipos de quarto. Confira:

Quatro convencional

01-quatro-layouts-quarto-aproveitar-espaço

 (/)

“Algumas pessoas exageram na quantidade de móveis, compram dois criados-mudos, cômoda, espelho, mesa baixa e baú… Mas isso se torna demais”, explica a profissional, que sugere o uso da regra dourada de uma cama, dois criados-mudos, uma cômoda e um espelho. Para este tipo de quarto, use um layout onde a cama esteja encostada na parede que não seja a da janela ou a da porta. A partir daí, coloque um criado-mudo de cada lado e a cômoda à frente, juntamente com o espelho.

Quarto tipo lounge

02-quatro-layouts-quarto-aproveitar-espaço

 (/)

Se o espaço disponível no seu quarto for amplo, uma ótima opção é fazer um lounge ali, com um cantinho de leitura e relaxamento. No layout, mantenha a disposição do quarto convencional, mas mude a cômoda e o espelho para uma parede lateral. Com certo espaço de distância, coloque duas poltronas e uma mesa lateral de frente para a cama. Se tiver mais espaço e preferir, opte por um sofá pequeno e uma mesa de centro.

Quarto pequeno

03-quatro-layouts-quarto-aproveitar-espaço

 (/)

“Uma técnica de economia de espaço é colocar a cama encostada na parede com somente um criado-mudo. Algumas pessoas até usam móveis embutidos para criar uma cama com armário ou uma cama retrátil”, a profissional diz. A técnica pode ser usada, inclusive, em quartos infantis e quartos de visitas, que tendem a ser menores. Outra dica importante é apostar no uso de espelhos: “espelhos podem servir de janelas, então eu os uso para ampliar o quarto, especialmente se não há muitas janelas ou luz natural”, completa. Para finalizar este layout, coloque a cômoda de frente para a cama, na parede oposta, juntamente com o espelho.

Quarto compartilhado

04-quatro-layouts-quarto-aproveitar-espaço

 (/)

Se o quarto for compartilhado, caso muito comum em uma casa com crianças, é importante que ambos lados sintam que têm uma parte individual. Para isso, arrume duas camas no centro do quarto (encostadas na parede) e coloque um criado-mudo entre elas. Deixe espaço entre elas e as paredes laterais para adicionar uma estante ou outro móvel do tipo. Assim como no quarto convencional, a cômoda e o espelho ficam na parede oposta às camas. “Este arranjo é um pouco mais privado do que a opção de uma beliche, por exemplo. Cada criança tem seu próprio lado privado do quarto, uma boa configuração para dividir”, Cathy comenta.

Veja também: 7 modelos de cama com espaço extra para guardar suas coisas

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s