4 salões de beleza e barbearias com décor caprichado em SP

Nestes lugares, não é só o visual dos clientes que importa. O projeto de interiores também é de se admirar. Confira!

A obra feita com fibra de pneu pelo artista plástico Armarinhos Teixeira chama a atenção no Bioma Laces, aberto em junho no Shopping Villa-Lobos. (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

1. Bioma Laces: Verde por Todos os Lados

Os vasos pendentes fazem parecer que a mesa fica debaixo de uma árvore. (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

Ingredientes orgânicos e naturais são a tônica dos tratamentos oferecidos aqui. Daí a ideia de incorporar esse conceito à arquitetura: samambaias e outras plantas penduradas no teto trazem o clima de um espaço a céu aberto. “Quisemos desconstruir o ambiente fechado dos shoppings”, diz o arquiteto Marcelo Bicudo, que assina os interiores (Juliemy Machado participou do projeto, Caroline Elkis cuidou do paisagismo e Adriana Bianchi fez a curadoria do mobiliário). Para aumentar a sensação de que se está ao ar livre, mesas compartilhadas remetem a piqueniques feitos no parque vizinho.

Av. das Nações Unidas, 4777, Shopping Villa-Lobos, 3o andar, Alto de Pinheiros, lacesandhair.com.br


2. Barbearia Cavalera: Estilo Old School

Cactos na fachada fazem referência à aridez da paisagem californiana. (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

Inspirado nas barber shops californianas dos anos 1940 e 50, o lugar utiliza técnicas tradicionais de navalha e toalhas quentes nos cuidados com os clientes. E no visual a pegada também é retrô: o quarto endereço paulistano da rede, no Paraíso, ocupa o térreo e o mezanino de um prédio de 1956. Da arquitetura original, restaram os tijolos de vidro e as paredes internas. Entre as boas ideias da arquiteta Alana Furumoto, do Estúdio Urbhá, estão a troca do piso de azulejos por tacos de peroba mica e a escolha de móveis e objetos que dialogam com o espírito cinquentinha.

Av. Bernardino de Campos, 173, Paraíso, barbeariacavalera.com.br


3. Barbearia Corleone: DIY Inspirado

(Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

Há três anos, o empresário Bruno van Enck abriu um bar com quatro cadeiras de barbeiro. As navalhas fizeram tanto sucesso que, em poucos meses, passaram a ser o carro-chefe do negócio. Em janeiro deste ano, a arquiteta Renata Patelli coordenou uma reforma para ampliar o espaço das bancadas de trabalho – agora 12 – e sofisticar o ambiente. “Busquei referência em pianos-bares de Nova York dos anos 1950”, afirma. Um dos destaques é o balcão de bebidas, de laca preta, decorado com arandelas garimpadas por Bruno na Feira de San Telmo, em Buenos Aires.

R. Dr. Renato Paes de Barros, 390, Itaim-Bibi, www.barbeariacorleone.com.br


4. Wilson Eliodorio: DIY Inspirado

O sofá amarelo e a mesa de centro dão a ideia de sala de estar. (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

A personalidade do cabeleireiro e maquiador Wilson Eliodorio está impressa em cada detalhe do estúdio que leva seu nome. Pudera: ele fez as vezes de decorador do sobrado de três andares em estilo modernista, projetado em 1948 por Italo Eugenio Mauro. O salão parece uma casa, com direito a sala e cozinha. “É um resgate das cabeleireiras de antigamente, que atendiam num puxadinho”, diz ele, que morou aqui por quase 14 anos. Garimpeiro de feirinhas, brechós e caçambas, Eliodorio criou seu universo kitsch sem esquecer do aconchego.

Av. Rebouças, 3454, Pinheiros, www.wilsoneliodorio.com.br


(Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s