5 pessoas apaixonadas por livros mostram suas estantes

A paixão por livros e coleções inspirou o desenho destas cinco estantes cheias de estilo

1. Estrela do estar

 (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

“Queria a estante na sala, pois os livros trazem uma energia boa de conhecimento para quem está por perto”, explica o executivo Heitor Cavalheiro, dono do móvel e de uma vasta coleção de títulos. Sua mulher, Lili Tedde, representante do Studio Edelkoort, fez questão de incluir no projeto um guarda-roupa antigo, que pertencia à sua avó. Assim, a arquiteta Claudia Haguiara desenhou uma marcenaria na cor preta ao redor da peça e fez um mix entre o antigo e o novo. A execução ficou a cargo da N&Marcenaria.

Livros preferidos:

Barba Ensopada de Sangue, de Daniel Galera

Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva

Bloom, de Lidewij Edelkoort

 

2. Coleção geek

 (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

Na casa da baterista e empresária Muriel Curi, não faltam referências ao universo musical e pop, seja nos livros e CDs, seja nas estátuas de dragões e criaturas míticas que figuram em sua estante. “Tenho também títulos sobre arte e ciências sociais, pois meu marido é antropólogo. Além disso, há ainda espaço para as caixas de jogos de RPG e games”, conta. Para abrigar esse acervo tão diverso, a arquiteta Mariana Weigand, do AM Studio, desenhou nichos de tamanhos variados. A Chile Marcenaria produziu o móvel.

Livros preferidos:

100 Posters, 134 Squirrels: The Handcrafted Art, de Jay Ryan

A History of Women Photographers, de Naomi Rosenblum

Nós Somos a Tempestade, de Luis Mazetto

 

3. Leitura e décor

 (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

A escada, localizada logo na entrada do dúplex, foi o local escolhido pelo arquiteto Bruno Batistela, do escritório Kwartet, para instalar uma estante branca (fabricada pela Real Móveis), que serve também como guarda-corpo. O móvel precisava ter espaço de sobra para o administrador de empresas Marcello Vieira (foto) expor, além dos livros, sua coleção de objetos. “Eu viajo bastante e compro muitas coisas pelo mundo. Vou enchendo a estante aos poucos”, explica o morador, que é fã de design e moda.

Livros preferidos:

O Poder do Agora, de Eckhart Tolle

A Imortalidade, de Milan Kundera

Um Brinde a Isso, de Betty Halbreich

4. Nas alturas

 (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

Assinado pelo escritório FGMF, o projeto da estante (feita pela La Classe Marcenaria e PJ Objetos em Madeira) é, no mínimo, inusitado: os livros ocupam nichos no teto, além das paredes, e a marcenaria também serviu para esconder a fiação do living. “Gosto muito de linhas retas, mas queria que o desenho do móvel tivesse movimento”, diz o engenheiro André Czitrom, dono do apartamento e leitor ávido. Entre os temas que ele mais aprecia, estão artes, negócios imobiliários e biografas.

Livros preferidos:

The Well-Tempered City, de Jonathan F. P. Rose

Leo & His Circle: The Life of Leo Castelli, de Annie Cohen-Solal

The Power Broker, de Robert A. Caro

 

5. Dupla função

 (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

A estante do apartamento da advogada Marcia Madureira atua também como divisória de ambientes. “Por isso, precisava ter um visual leve”, conta. Então, a arquiteta Marcela Madureira – filha da moradora – elaborou um móvel semivazado e com duas faces. De um lado, há espaço para apoiar obras de arte e, do outro, está a TV. Os livros, a paixão da advogada, podem ser vistos nos dois ambientes. “Leio de tudo, mas gosto muito de biografas, romances e fotografa”, revela.

Livros preferidos:

O Tempo Entre Costuras, de María Dueñas

Trilogia Suja de Havana, de Pedro Juan Gutiérrez

Vale Tudo – Tim Maia, de Nelson Motta

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s