5 salas na área externa de casa

As áreas externas destas casas contemporâneas não possuem limites entre dentro e fora e são confortáveis para relaxar e receber

As salas voltadas para a área externa revelam um jeito de viver contemporâneo, em que não há limites entre dentro e fora. Nos ambientes a seguir, as funções e misturam em espaços confortáveis para relaxar e receber.

1. A dois passos da piscina

1-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

“Este living é um grande vão livre, onde os moradores gostam de estar com os amigos”, diz a arquiteta Veridiana Tamburus, que assina o projeto com o sócio, Fabio Storrer. A proximidade com a piscina e o jardim vertical (Alalou Paisagismo) deixa o ambiente mais fresco, e o grande tapete colorido traz vibração.

Tapete da Square Foot, mesa de centro da Micasa e poltronas Tetê, de Sergio Rodrigues (Dpot). Vaso e caixas de madeira da Marché Art de Vie.

3-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Mesa de jantar de Guilherme Torres com cadeiras da Dpot. Espreguiçadeiras da Franccino Giardini, mesa redonda e cadeiras da Micasa e móveis de corda da Marché Art de Vie. Na área interna, piso de mármore travertino romano (Belas Artes) e, na externa, deque de nogueira natural (Filarte).

4-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Sofá cinza de Guilherme Torres. O modelo cru é da Micasa.

2-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (/Revista CASA CLAUDIA)

2. Vista para o jardim vertical

8-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Ao projetar este living, a arquiteta Consuelo Jorge criou a conexão com a pequena área externa, que ganhou um muro verde, assinado pelo paisagista Alex Hanazaki. Na decoração, a integração visual entre o interior e o exterior ficou a cargo do painel de cumaru na parede. “Ele puxa a varanda para dentro”, explica a arquiteta. Outros recursos que reforçam a ideia de integração são as portas de correr transparentes e os tons neutros dentro e fora. “Deixei as cores vibrantes apenas para o tapete e os pufes”, completa.

Almofadas da Codex e Orbi Brasil. Mesa e banco da Crate & Barrel e cadeiras da Artesian. Escultura de pedra dourada da Hybrida, castiçal da Loja Teo e cubo dourado com cesto de vidro da Orbi Brasil

6-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Na área externa, pufes Float, de Paola Lenti.

7-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Sobre as mesas de centro (Minotti e Glasitalia), esferas da Orbi Brasil e arranjo criado pela Sinhá Flor Jardim. À direita, dupla de poltronas U Turn, da Bensen, e, ao fundo, poltronas Feel Good Soft, da Flexform. As poltronas magrinhas não atrapalham a passagem entre o living e o jardim.5-5-salas-na-area-externa-de-casa

3. A natureza abraça a casa

9-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (André Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)

O terreno amplo, sombreado por árvores centenárias, inspirou o arquiteto Maurício Nóbrega a sugerir uma reforma radical nesta casa, no bairro Jardim Botânico, Rio de Janeiro. “Era essencial tornar a sala mais gostosa e aberta para a paisagem”, explica. As esquadrias foram trocadas por painéis de vidro, que cercam todo o ambiente e criam uma ligação natural com a varanda. “O dentro e o fora se comunicam sem cerimônia”, diz o profissional, que projetou um novo paisagismo, com piscina e deque.

O estar a céu aberto, com poltronas de madeira maciça, de Carlos Motta, se comunica com a sala de jantar.

11-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (André Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)

O paisagismo exuberante foi elaborado por Fernando Acylino. “A dona da casa plantou sozinha grande parte das espécies. Ela adora jardinagem”, conta Maurício. Mesa e cadeiras antigas foram garimpadas pelos proprietários.

12-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (André Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)

Junto à piscina, revestida de pedra hijau (Palimanan), chaises de Sergio Rodrigues.

10-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (/Revista CASA CLAUDIA)

4. Paredes invisíveis

16-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

No interior de São Paulo, este refúgio de fim de semana precisava ter um clima aconchegante, mas ao mesmo tempo ser leve e prático. Para conseguir essa atmosfera no living, a designer de interiores Marina Linhares criou uma decoração que mescla texturas e cores. “A ideia foi elaborar uma base clara e brincar com o vermelho dos tecidos e o verde, que aparece na marcenaria”, explica. Cercado por grandes portas de correr envidraçadas, o ambiente se liga ao jardim, assinado pela empresa O Jardineiro Fiel.

Tapete da By Kamy, sofá da Dpot, poltrona e centro de mesa da Etel, almofadas vermelhas da Entreposto, mesas laterais de Arnaldo Danemberg (à esq.) e Marché Art de Vie (à dir.) e abajur do Passado Composto Século XX.

14-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Poltrona, pufe e mesa lateral da Etel e luminária da Lumini.

15-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Na sala de jantar, mesa e cadeiras da Etel, aparador e centro de mesa de Ana Luiza Wawelberg e espelho da Entreposto. Dispostos de modo circular, os móveis formam cantos aconchegantes

13-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (/Revista CASA CLAUDIA)

Diversão todos os dias

 

17-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Apesar de morar fora do Brasil a maior parte do tempo, o casal de proprietários desta casa, em São Paulo, quis ter uma estrutura bem montada por aqui – e sem abrir mão da área de lazer. Pensado para receber os amigos, o living, assinado pela Triplex Arquitetura, tem muitos lugares para que os convidados se esparramem à beira da piscina. “O layout dos espaços e a escolha dos materiais, como madeira e tecido, criam uma sensação acolhedora e informal”, explica a arquiteta Adriana Helú, sócia do escritório.

Sofá da Breton e almofadas da Codex. Sobre a mesa de centro (Tora Brasil), vaso da Orbi Brasil, bandeja da Hybrida e jogo de garrafas com copos da Vista Alegre. Mesas laterais da Madeira de Lei (à dir.).

19-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Poltrona da Casual, mesa redonda da Petramar com pés da Artezanal e cadeiras da Benedixt. Arranjo da Acorda Margarida.

20-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Poltrona e pufe da Micasa e luminária da Lustreco.

18-5-salas-na-area-externa-de-casa

 (/Revista CASA CLAUDIA)

As paredes internas vieram abaixo e as externas deram lugar a portas de correr na área social.

Leia também: 24 varandas para se inspirar

banner_goto

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s