6 ambientes em que os cobogós arrasam
Seja para dividir cômodos ou para decorar, os elementos vazados são destaque nestes espaços
Por
Gabriela Domingues Fachin
access_time
15 dez 2016, 14h53 - Publicado em 10 dez 2015, 19h47
O cobogó foi criado com a função de dar privacidade ao interior das casas, sem comprometer a entrada da luz nem a visão do exterior. Mas os elementos vazados deixaram de ocupar só as fachadas e, aos poucos, foram para dentro das casas. Seja pela sua função original, para compor divisórias ou como elemento decorativo, essa peça tradicional da arquitetura brasileira está presente em muitos espaços contemporâneos. Confira na galeria abaixo seis projetos com cobogós.
-
1.
zoom_out_map
1/6
A cor vibrante dos cobogós, em uma faixa na parede, é um dos destaques nesta sala de imprensa criada pelos arquitetos Diego Bianchi e Nádia Lins.
-
2.
zoom_out_map
2/6 (Divulgação/CASA CLAUDIA)
Renata Pedrosa usou os cobogós neste banheiro integrado ao quarto para separar os ambientes sem vedar a luz ou a ventilação, e também para proporcionar um pouco de privacidade. Feito de louça, o modelo foi desenhado pela arquiteta do Sub Estúdio e executado pela Elemento V.
-
3.
zoom_out_map
3/6
Os cobogós azuis, que delimitam a lavanderia, e o mosaico de azulejos estampados dão um clima retrô à cozinha da administradora Carolina Gabriel do Nascimento e do dentista Rafael Ferreira do Nascimento.
-
4.
zoom_out_map
4/6
A quitinete de 28 m² teve quase todas as divisórias derrubadas. A arquiteta Lívia Cavalca acrescentou, então, os cobogós amarelos no quarto.
-
5.
zoom_out_map
5/6
Neste banheiro social, projetado pelas arquitetas Ananda Bello e Juliana Yamakawa, do escritório BY Arq&Design, o box tradicional foi substituído por cobogós brancos.
-
6.
zoom_out_map
6/6
No lounge desta varanda gourmet, a arquiteta Ana Bahia fez uma releitura do cobogó e o utilizou como revestimento, em um grande painel de treliça.