6 tendências de jardinagem para 2017

Em 2017, a jardinagem se torna terapêutica e os ambientes cheios de plantas. O paisagismo foca nas madeiras e nas pedras naturais

A natureza e a sustentabilidade estão cada vez mais envolvidas na decoração – tanto que a cor escolhida pela Pantone para 2017 é um verde vibrante chamado Greenery. Assim, a atenção voltada aos jardins aumenta – sejam eles em um grande quintal, verticalizados na varanda ou em um cantinho embaixo da escada. Confira o que promete para a jardinagem em 2017:

1. Florestas urbanas

06-casa-no-rio-tem-verdadeira-floresta-preservado-no-jardim

 (/)

O último ano foi repleto de relatos de pessoas que investiram em verdadeiras florestas urbanas em casa, como a nova iorquina que possui mais de 500 plantas em seu apartamento. Sejam residências pequenas, mansões ou apartamentos alugados, todos foram invadidos pelo verde nos ambientes internos e externos – e em 2017 não será diferente.

Os pesquisadores de mercado Mintel também revelam, em sua mais nova pesquisa, que 52% dos donos de casa britânicos apostam nas plantinhas nos cômodos para combater a poluição. Já o relatório How We Shop, Live & Look (Como Compramos, Vivemos e Parecemos), da cadeia de lojas de departamento britânica John Lewis, aponta a espécie que estará mais presente no décor interno durante o ano: os cactos! Fáceis de cuidar, eles se destacam ao lado das suculentas

2. Saúde aliada à natureza

11b-nove-varandas-com-orquideas

 (Evelyn Müller/)

Também já mostramos como o ter vasos no escritório pode aliviar o estresse e nos deixar mais felizes – e o mesmo acontece quando eles estão em nossas casas.

Você conhece o mindfulness? O conceito enfatiza a consciência plena, prestando atenção ao momento presente e ao nosso redor. De acordo com o jornal britânico Telegraph, ele tem tudo a ver com a jardinagem: cuidar de plantas é um exercício que colabora para o autoconhecimento. Por isso, em 2017, a natureza em casa e sua relação com nossa saúde serão levadas mais a sério.

3. Mais materiais naturais

6-tendencias-de-jardinagem-para-2017

 (Georgia Lindsay Garden Design/Houzz)

A modernidade do concreto e o minimalismo darão lugar ao aconchego dos materiais naturais, além das plantas. A designer Julie Blakeslee, da Big Red Sun, contou para a Garden Design que seus clientes procuram cada vez mais jardins aconchegantes e com um toque de autenticidade e faça você mesmo. Para isso, ela investe em decks de formas orgânicas, móveis menores e assentos suspensos. Richard Hartlage, da Land Morphology, enfatiza que as texturas da madeira e da pedra também serão valorizadas.

4. Color blocking

6-tendencias-de-jardinagem-para-2017

 (Potted/Garden Design)

Color blocking é uma tendência dos guarda-roupas femininos que, de acordo com Annette Gutierrez, co-fundadora da Potted, invadirá os livings nas áreas externas. Um toque brilhante de cor em uma parede servirá para enfatizar partes do jardim ou plantas suspensas, criando um cenário artístico e descontraído.

5. Dourado

6-tendencias-de-jardinagem-para-2017

 (William Eckersley/Archic/Houzz)

Desde 2001, o Garden Media Group publica um relatório anual sobre as tendências de jardinagem do ano. Para 2017, o grupo revela que o ouro dominará o décor e o jardim: dentro de casa, ele traz o aconchego com seu tom quente que lembra o sol do ambiente externo. Já fora, ele fará o jardim brilhar durante o dia com os reflexos da luz natural, criando espaços etéreos.

6. Cultivo caseiro

inspiracao-do-dia-horta-no-meio-da-bancada

 (/)

Com a preocupação crescente com alimentos orgânicos, as hortas em casa são cada vez mais populares. Balcões de cozinha e peitoris de janelas se tornarão verdadeiros jardins de vegetais, de acordo com o Garden Media Group. Mesmo quem vive em casas pequenas apostará no próprio cultivo – se não houver espaço para plantar rúculas, beterrabas e afins, a aposta será nas ervas aromáticas, como a hortelã. E você, já plantou a sua?

Leia também: tudo o que você precisa saber para ter plantas no apartamento

banner_goto

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s