7 ambientes transformados pelas janelas de clerestório

Usadas na arquitetura de igrejas antigas, as janelas de clerestório iluminam o ambiente e deixam as paredes livres

Nem tudo que é aplicado na arquitetura contemporânea é novo – como as janelas de clerestório, uma fileira de janelas colocadas rente ao teto. Seu uso vem desde o Egito Antigo, passando pela arquitetura religiosa das igrejas góticas, onde receberam seu nome. A técnica é uma das favoritas dos arquitetos atuais para valorizar a luz natural, criando ambientes mais abertos e iluminados.

Diferente das janelas comuns, por onde pouca luz entra forte e direta, uma janela de clerestório permite que a iluminação seja abundante e menos intensa. Ela também otimiza a circulação de ar quando aberta e deixa espaço livre nas paredes para exibição de livros, arranjos de quadros e diversas outras opções de decoração.

Confira alguns ambientes que possuem a janela e inspire-se. Quem sabe ela não aparece em sua próxima reforma?

1. Cozinha

1-7-ambientes-transformados-pelas-janelas-de-clerestorio

 (Dean Nota/Architectural Digest)

Desenhada como um recorte entre o teto e a parede, a janela principal desta casa na Califórnia deixa o ambiente, já bem aberto, ainda mais iluminado. Além dela, o arquiteto Dean Nota colocou uma janela acima da pia, no home office, e uma porta envidraçada para a varanda.

2. Biblioteca

2-7-ambientes-transformados-pelas-janelas-de-clerestorio

 (Pip Cheshire/Architectural Digest)

O arquiteto Pip Cheshire criou esta biblioteca aconchegante em uma casa da Nova Zelândia. Com paredes e móveis escuros, a iluminação natural acontece apenas pela janela de clerestório estreita bem no topo da parede. Abaixo dela, espaço de sobra para as obras de arte e os livros!

3. Quarto

3-7-ambientes-transformados-pelas-janelas-de-clerestorio

 (Griffin Enright Architects e Elyse Grinstein/Architectural Digest)

Lembrando um loft, este quarto em Los Angeles possui uma janela em clerestório e uma claraboia. Ambas seguem a geometria inclinada do teto, um detalhe descontraído que diferencia o ambiente dos outros.

4. Cobertura

4-7-ambientes-transformados-pelas-janelas-de-clerestorio

 (Robert Kahn/Architectural Digest)

Sem janelas no térreo, as responsáveis pela iluminação da sala são a estruturas de clerestório que circulam o segundo andar. Grandes e generosas, elas foram desenhadas assim pelos designers Stephen Sills e James Huniford para mostrar a vista da cidade.

5. Sala de estar

5-7-ambientes-transformados-pelas-janelas-de-clerestorio

 (Shelton, Mindel Associates/Architectural Digest)

Este living neutro e elegante é completo pela fileira de janelas altas. A iluminação valoriza o design dos móveis, todos baixos e de linhas retas.

6. Quarto de hóspedes

6-7-ambientes-transformados-pelas-janelas-de-clerestorio

 (Bart Prince/Architectural Digest)

As janelas altas deste quarto de hóspedes não só permitem a entrada de mais luz natural ao espaço, como trazem a sensação de que ele é muito maior. Além disso, criam uma vista privilegiada do céu estrelado para quem dormir ali.

7. Casa antiga

7-7-ambientes-transformados-pelas-janelas-de-clerestorio

 (Lee Ledbetter/Architectural Digest)

Construída em 1963, esta casa em Nova Orleans foi reformada pelo arquiteto Lee Ledbetter. As janelas de clerestório trabalham em harmonia com o layout aberto, composto por arcos e uma parede de vidro para o jardim. A parede em que ela está ainda é aproveitada como um grande mural de arte.

Fonte: Architectural Digest

banner_goto

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s