7 cortinas e persianas que vão ficar um charme na sua casa

Soluções para driblar o excesso de sol e trazer privacidade de um jeito prático e bonito

00-cortinas-e-persianas-que-vao-ficar-um-charme-na-sua-casa

Além de ser um acessório indispensável, elas ajudam a controlar a entrada de luz, evitam que tecidos e revestimentos desbotem com o sol e mudam o clima da casa. Veja aqui sete situações em que janelas e portas encontraram seu acabamento perfeito.

1. Arremate de peso

01-cortinas-e-persianas-que-vao-ficar-um-charme-na-sua-casa

Dona de um efeito nobre, a cortina de veludo de algodão da britânica Harlequin (Celina Dias) se destaca diante dos quase 3 m de altura da janela. Instalada entre pilares e acoplada ao cortineiro, ela endossa o visual chique da sala combinada à persiana branca de madeira (HunterDouglas Luxafex). “A primeira, com prega americana, se encarrega do aconchego, enquanto a segunda bloqueia os raios solares. Juntas, formam um conjunto belo e eficaz”, conta a arquiteta Zize Zink.

2. Claridade bem dosada

02-cortinas-e-persianas-que-vao-ficar-um-charme-na-sua-casa

Para cobrir a extensa porta que divide varanda e sala, a cortina de tela de linho com franzido wave (tecido da JRJ, execução da Unifex) foi a escolha de Regina Strumpf e Rogério Gurgel. De caimento leve, o tecido garante privacidade e confere luz suave ao living, pois filtra a claridade sem bloqueá-la por completo. “A peça, instalada num trilho escondido pela sanca de gesso, ainda cumpre a função de quebrar a frieza do chão de mármore”, explica Regina.

3. Totalmente enquadrada

03-cortinas-e-persianas-que-vao-ficar-um-charme-na-sua-casa

Avesso a usar cortinas compridas em janelas pequenas, o arquiteto Décio Navarro criou esta moldura de madeira na qual se encaixa perfeitamente o modelo romano de linho off-white (Donatelli), feito pela Interiores Confecções. “A marcenaria dá um acabamento bonito ao tecido e, aliada a ele, evita a entrada de poeira e ajuda a abafar o barulho da movimentada avenida vizinha”, diz o profissional.

4. Discreta e elegante

04-cortinas-e-persianas-que-vao-ficar-um-charme-na-sua-casa

Suave como o restante do espaço, a cortina do tipo rolô quase passa despercebida ao lado da banheira.“Este modelo é sempre uma boa ideia por ser simples e eficiente. Não tive dúvida ao escolhê-lo”, afirma a arquiteta Sandra Pini, autora do projeto. De poliéster translúcido (1 x 1,30 m, da BellFlex), ele resolve a questão da privacidade sem bloquear a luminosidade. “Permite curtir um bom descanso na banheira.”

5. Anteparo necessário

05-cortinas-e-persianas-que-vao-ficar-um-charme-na-sua-casa

Esconder a vista para o mar parece um pecado. Porém, a luz abundante que bate pela manhã nesta varanda em Vitória pedia algo que a atenuasse. “Como a área fica anexa ao living, escolhi um tipo de fechamento que harmonizasse com o restante da sala”, diz a arquiteta Vivian Coser. A eleita foi a persiana Silhouette (HunterDouglas Luxaflex), que combina tela e tecido em sua composição e ainda contribui para deixar o ambiente com uma temperatura agradável.

6. Madeira em evidência

06-cortinas-e-persianas-que-vao-ficar-um-charme-na-sua-casa

Neste home office, a persiana de lâminas laqueadas (XL Venetian Glossy Wood, da holandesa Coulisse, à venda na Uniflex Plaza Sul) entra em cena para ampliar o conforto. “Automatizada e com ripas grossas, ela deixa entrar a intensidade ideal de luz, evitando reflexos indesejados na tela do computador”, explica o arquiteto responsável, Roberto Migotto. A peça também reforça o estilo masculino do espaço, reservado ao dono da casa.

7. Atmosfera clássica

07-cortinas-e-persianas-que-vao-ficar-um-charme-na-sua-casa

A sala de jantar já exibia elementos fortes – o lustre de cristal e as cadeiras Luís XV. Por isso, o arquiteto José Roberto Freire optou por finalizar o ambiente com um modelo leve, porém de tecido resistente. Em parceria com a Emme Design de Cortinas, escolheu o misto de algodão, linho e poliéster (Panamericana) com prega americana. “Trata-se de um detalhe, mas a barra na mesma altura do rodapé, ambos com 44 cm, traz um toque de classe”, diz.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s