9 ambientes que se transformaram sem quebra-quebra na reforma

Quer mudar tudo sem quebrar nada? Mostramos ideias que deram um upgrade em 9 ambientes: uma reforma rápida, sem entulho e com um resultado cheio de estilo

19Estante dá vida à parede

apartamento-com-estante-branca-e-faixas-de-led-Nildo-Jose

Como o apê é alugado, os moradores não quiseram enfrentar um quebra-quebra. O arquiteto Nildo José sugeriu dar um up no visual da sala com este painel para colocar a TV, com fitas de LED colocadas sob as prateleiras para valorizar os objetos. Já a varanda ficou mais charmosa depois de receber as placas que imitam tijolos (com 1 cm de espessura), instaladas nas paredes em apenas um dia, e o deque de cumaru que cobriu o piso cerâmico. Poltrona de couro FDC1, da Futon Company.

Neoprene produz efeito de boiserie

canto-de-leitura-com-neoprene-imitando-boiserie-Camila-Valentini

Os relevos enganam à distância, e a parede parece coberta de madeira escura. Mas, na verdade, o canto de leitura da arquiteta Camila Valentini foi forrado de neoprene que imita boiserie (coleção Intrique, importado pela Orlean). Além de decorar, o material, semelhante a um papel de parede, ajuda a melhorar a acústica do ambiente. “Levou uma manhã para revestir este trecho em L”, diz Camila. Poltrona assinada por Jaime Hayon (Atec) e luminária de piso da Lumini.

Tinta renova os azulejos

cozinha-rosa-pastel-com-azulejos-pintados

Cansada da cerâmica branca que cobria meia parede na cozinha, a moradora mandou pintá-la com tinta especial para azulejos (Wandepoxy Tintas Coral, na cor Seda Ondulada). As portas dos armários ganharam novos laminados, e o piso de placas de cerâmica foi coberto com revestimento vinílico depois de nivelado por uma camada de cimento – a secagem durou 10 horas. Mesa da Oppa, cadeiras da Artesian, bowls de Paula Almeida e gravura da Collector 55.

Lareira e calha de iluminação aquecem a sala

sala-aquecida-por-lareira-e-calha-de-iluminacao-em-cobre-ana-yoshida

A proposta da arquiteta Ana Yoshida foi elevar a temperatura da sala e colocar o décor na moda. Depois de cobrir o piso de cerâmica com laminado (linha Marcas do Tempo by CASA CLAUDIA, da Duratex), ela apostou nos metalizados com a calha de cobre (Casa da Boia) colada com fita dupla face sobre réguas de madeira, parafusadas na parede. A lareira portátil também leva o metal, em um modelo à álcool da Construflama. Chaise da Olho Interni, almofada de tricô da Mf8home, manta da Artefacto, luminária da Marilena G e mesinhas da B&B Italia (Casual).

Placas imitam tijolos

sala-com-placas-que-imitam-tijolos-e-kokedama-brinco-de-princesa

Bastou um dia para a moradora renovar os acabamentos da sala de seu apartamento. Na parede, ela mandou colar placas de revestimento plástico de alto-relevo que imitam a textura de tijolos à vista (Forrorama). Sobre o antigo piso de tacos, foram colocadas réguas de laminado – elas são instaladas com um sistema de encaixe que dispensa cola. Acima da mesa lateral, kokedama da Brinco de Princesa. Banquinhos da Vitra e cadeira da Varuzza (no corredor).

Tecido e carpete fazem quarto aconchegante

quarto-aconchegante-com-tecido-e-carpete-em-trama-julio-rosa

Com a chegada do frio, o designer de interiores Julio Rosa quis dar um toque caloroso ao décor de seu quarto. O foco foi a parede atrás da cama: ela recebeu tecido riscado, e a cabeceira, uma versão lisa, ambos da Tramare. O cinza das tramas inspiraram a escolha do carpete (Interface), que Julio aplicou com cola sobre o piso de tacos. “Instalei em menos de 24 horas”. Enxoval da Casa Almeida, mesa dourada da Érea e luminárias da Reka.

Papel de parede surpreende no lavabo

lavabo-com-papel-de-parede-de-folhas-celina-dias

Este ambiente faz parte da área de lazer de uma casa paulistana, que fica rodeada pelo jardim. A ideia de aplicar aqui o papel de parede de visual tropical veio da gerente da loja Celina Dias, Ana Cristina Dias. “É o mesmo revestimento da cafeteria do The Beverly Hills Hotel e, como tem estampa de folhagens, faz o lavabo se integrar melhor ao visual da área externa”, diz. A aplicação, feita com cola, levou só um dia.

Gesso cria relevos na parede

sala-de-jantar-com-relevo-de-gesso-Gustavo-Paschoalim-e-Paulo-Azevedo

A sala de jantar deste apartamento agora tem ares clássicos graças ao uso de falsas boiseries nas paredes. Para agilizar a mudança, os arquitetos Gustavo Paschoalim e Paulo Azevedo optaram por baguetes de gesso pré-moldadas em vez das tradicionais placas de madeira. As peças foram coladas na parte inferior da superfície, pintada de branco. Cadeiras de Arnaldo Danemberg, tapete da By Kamy, lustre da Loja Teo e tela da Galeria Sancovsky.

Painel esconde a cerâmica

cozinha-com-painel-verde-pastel-que-esconde-ceramica-KTA-Arquitetura

A cozinha deste apartamento tinha piso e paredes brancos, mas os moradores queriam um toque de cor. As arquitetas do escritório KTA indicaram a instalação de painéis de laminado verde-pastel (Formica), que foram colados sobre a parede, sem arrancar os azulejos. Com a ajuda de um instalador especializado, em dois dias o serviço fcou pronto. Cadeiras da Fahrer, fruteira da Marché Art de Vie e batedeira da Kitchenaid.

Leia também:

Deixe seu apartamento alugado com cara de reformado

Bancada de cozinha reinventada sem quebra-quebra

Reforma rápida transforma apartamento alugado de 90m²

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s