A madeira entra na moda

Gostaria de clarear um móvel de mogno para compor um ambiente com peças de madeira garapa. Como é o processo? Valdério de Oliveira Cavalcanti Filho, por e-mail.

seções-27-02

 (/)

Muito em voga nos anos 1980, a tonalidade avermelhada do mogno caiu em desuso, ao mesmo tempo que a exploração da espécie, quase extinta, ficou bastante limitada. Hoje, estão na moda as madeiras que puxam para o bege e o marrom, o que torna o clareamento uma boa solução. A primeira providência é verificar se o móvel é de mogno maciço ou apenas folheado. Caso ele se enquadre na segunda opção, é melhor evitar a mudança porque a folha de madeira não costuma resistir ao processo de retirada do verniz e clareamento. Se a peça for maciça, vá em frente, mas procure um marceneiro habilidoso na execução do serviço. Ele removerá o verniz antigo e iniciará o clareamento por uma área pequena e escondida do móvel a fim de avaliar o resultado. São usados produtos específicos, como o peróxido de hidrogênio e a amônia. Após uma secagem de cinco dias, aplica-se uma nova seladora.

Consultores: Rodrigo Khzouz Tosi, da Aplicadora Master, tel. (11) 5183-6578, e biólogo Geraldo José Zenid, do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do IPT, tel. (11) 3767-4126, São Paulo.

Dúvidas sobre decoração? Mande sua pergunta para casaclaudia.abril@atleitor.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s