Aprenda a montar um jardim no canteiro do quintal

Arquiteta e paisagista ensinam como transformar o canteiro que acompanha o muro do quintal em jardim

01-como-fazer-um-jardim-no-canteiro-do-quintal

 (/)

Tenho um quintal cimentado em casa, com canteiros acompanhando o muro. Quais são as espécies mais indicadas para fazer um jardim nessa área? Aline de Freitas, por e-mail.

Que tal apostar num jardim tropical? Muitas espécies desse grupo têm porte médio, caules flexíveis, folhagem vistosa e raízes que se acomodam a áreas limitadas. Ou seja, vão muito bem em canteiros. Além disso, elas preenchem o espaço de verde e não precisam de sol pleno, caso seu pátio fique à meia-sombra. Agora, se os canteiros forem muito estreitos, evite cultivar árvores: durante o crescimento, as raízes podem causar rachaduras nas muretas e no piso. Antes de partir para o plantio, remexa a terra existente, retire possíveis pedaços de cimento e pedras e, principalmente, adube bem, com adubo orgânico ou compostos de NPK. Depois desse cuidado, plante, alternadamente – para imitar a diversidade da mata –, palmeiras de porte baixo, orquídeas-bambu, guaimbês, filodendros e helicônias. Se você achar que os muros continuam vazios, acrescente cachepôs de fibra de coco pendurados. Dentro deles, coloque espécies pendentes, como cacto-macarrão, samambaia, ripsális e avenca. Para iluminar o local, posicione espetos (spots para jardim) com lâmpadas halógenas de 40 W, direcionados para as folhagens. Essa iluminação suave e difusa trará um efeito interessante, projetando a sombra das folhas nos muros.

Consultores: arquiteta Ana Spina, tel. (11) 3045-4431, e paisagista Rodrigo Oliveira, tel. (11) 3045-1823, São Paulo.

 

Dúvidas sobre decoração? Mande sua pergunta para casaclaudia.abril@atleitor.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s