Arquiteto polonês instala projeto no rooftop da Casa do Povo em São Paulo

Jakub Szczesny, que construiu a casa mais estreita do mundo, veio para São Paulo e morou por um mês na instalação criada por ele

jakub-szczesny-szcz-polish-refuge-sao-paulo-designboom-1800

 (/)

O arquiteto Jakub Szczesny, que construiu a casa mais estreita do mundo, instalou o projeto “Refúgio Polonês” no rooftop da Casa do Povo, em São Paulo.

jakub-szczesny-szcz-polish-refuge-sao-paulo-designboom-02

 (/)

A Casa do Povo foi construída por imigrantes e refugiados judeus poloneses, que vieram para o Brasil nos anos 20 fugindo da repressão política que viviam. Esses primeiros imigrantes conceberam e construíram o local como uma forma de reunir as organizações existentes, iniciativas e atividades no bairro do Bom Retiro.

jakub-szczesny-szcz-polish-refuge-sao-paulo-designboom-03

 (/)

Agora, mais de 60 anos depois, Szczesny reacende as intenções originais do espaço, transformando o seu largo e inutilizado terraço em um abrigo, casa, tenda e retiro. Um véu de tecido ondula por cima, formando uma tenda que atenua a luz solar direta e cria um espaço semi-fechado. Os panos podem ser facilmente desmontados e relocalizados para um novo local, criando um ‘refúgio’ em qualquer lugar do mundo. Peças de mobiliário provenientes de bazares do bairro são incorporadas ao local, com sofás, cadeiras e tapetes, que adicionam fragmentos da vida doméstica para a área ao ar livre.

O próprio Szczesny morou no “refúgio polonês” por um mês, fazendo sua morada temporária aberta a todos e acolhendo novas pessoas.

jakub-szczesny-szcz-polish-refuge-sao-paulo-designboom-06

 (/)

O Refúgio está aberto para visitação até 6 de novembro. Ao longo do projeto, a instalação é ativada por uma programação dividida em performances, projeções, celebrações e encontros entre artistas, estrangeiros, refugiados e imigrantes que habitam o bairro. 

jakub-szczesny-szcz-polish-refuge-sao-paulo-designboom-07

 (/)

jakub-szczesny-szcz-polish-refuge-sao-paulo-designboom-010

 (/)

 

banner_gotoshop_casa

 (/)

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA! 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s