Art Basel: feira de arte e design movimenta a cidade suíça

Em paralelo, a Design Miami/ Basel também atrai colecionadores, designers, curadores e críticos

The American Love (White Blue Red) (1966/2000) de Robert Indiana na Galeria Gmurzynska.

The American Love (White Blue Red) (1966/2000) de Robert Indiana na Galeria Gmurzynska. (Divulgação/Art Basel)

Entre 14 e 17 de junho, a Art Basel ocupa a cidade suíça que dá nome ao evento e é considerada sua capital cultural. Ali, 290 das principais galerias do mundo apresentam obras de mais de quatro mil artistas, enquanto um programa completo de palestras e debates sobre o mundo da arte acontece em paralelo. Exposições e eventos organizados por instituições culturais também ocupam a cidade e as áreas ao redor.

A galeria Bergamin & Gomide está presente no evento apresentando uma seleção de trabalhos com obras de Sergio Camargo, Lygia Clark, Raymundo Colares, Geraldo de Barros, Léon Ferrari, Anna Maria Maiolino, Roberto Matta, Manolo Millares, Hélio Oiticica, Arthur Luiz Piza, Mira Schendel, Jesús Rafael Soto, Antoni Tàpies e Rubem Valentim.

 (Divulgação/Bergamin & Gomide)

Um dos destaques apresentados é a obra Bicho Linear, da série ‘Bichos’ (1960), de Lygia Clark, criada um ano depois do Manifesto Neoconcreto (1959): escultura geométrica e articulada, em alumínio, que convida o espectador à interação.

 (Divulgação/Design Miami/Basel)

Quase no mesmo período, entre 12 e 17 de junho, ocorre na mesma cidade a 13ª edição da Design Miami/Basel, um fórum global de design que reúne colecionadores, galeristas, designers, curadores e críticos em um único local para exibir e discutir design de mobiliário, iluminação e objetos de arte dos séculos XX e XXI.

“No momento em que o ritmo de nossas vidas parece estar sempre aumentando, é oportuno dar um passo para trás para apreciar as qualidades inerentes ao bom design, perceber como a função, a beleza e a materialidade afetam as maneiras pelas quais nos envolvemos uns com os outros e com o mundo em geral”, diz Rodman Primack, Diretor Criativo Diretor do Design Miami/.

Este ano, o Design Miami/ Basel acolhe 47 galerias de design de 13 países que apresentam peças colecionáveis ​​disponíveis para aquisição, incluindo mobiliário, iluminação e objetos originais raros e únicos. Cinco galerias estarão pela primeira vez no evento: Caterina Tognon (Veneza), que representa o mercado internacional de artistas contemporâneos e designers que trabalham principalmente com vidro; Galerie Mitterrand (Paris), que há vinte e cinco anos mostrou obras de escultura significativas e produziu exposições públicas de escultura monumental; Galerie Regis Mathieu (Paris), que mostrará candelabros históricos de 1890 a 1930; The Future Perfect (Los Angeles, Nova York e São Francisco), conhecida por sua lista de designers contemporâneos distintos e emergentes; e Side Gallery (Barcelona), que se concentra no desenho histórico latino-americano, design espanhol do século passado e trabalhos de design raros de arquitetos. Esta última, apresenta uma seleção de sua rica coleção de móveis modernistas do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

 (Filippo Bamberghi/Etel)

A ETEL participa do evento com a instalação “A (Con)Temporary Home”, projeto criado em parceria com o escritório italiano Superluna para o Collectors Lounge da feira. O ambiente é cercado por estruturas de aço modulares, e possui uma linguagem minimalista, complementada com painéis translúcidos de tecido natural, que criam uma separação arquitetônica harmoniosa. O espaço interior é acolhedor e sofisticado e conta com uma seleção de peças assinadas por designers brasileiros modernos e contemporâneos para a Coleção ETEL. A ambientação também conta com fotografias de Ruy Teixeira, que remetem à cidade de São Paulo, onde a ETEL está sediada. Um dos destaques apresentados são as reedições de Jorge Zalszupin, um dos grandes mestres do modernismo, homenageado pela ETEL pelo aniversário de 96 anos – comemorado no começo do mês.

 

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s