Arthur Casas & Marko Brajovic: o pavilhão brasileiro na Expo Milão 2015

Durante a Tog Talks, os dois arquitetos contaram como foi a criação do Pavilhão Brasileiro na Expo Milão 2015. O evento fez parte da programação da flagship para o festival Design Weekend

Marko Brajovic e Arthur Casas (5)

 (/)

Uma trama flexível e descentralizada serve como passarela e chama a atenção dos visitantes no Pavilhão Brasileiro na Expo Milão 2015 – a edição italiana da Exposição Universal que acontece de cinco em cinco anos e cria construções que são verdadeiros ícones de arquitetura: o mais famoso deles é a Torre Eiffel, de 1889. O projeto leva a assinatura do renomado Studio Arthur Casas e o responsável pela cenografia é o croata – super brasileiro – Marko Brajovic. Na noite desta quinta-feira, 13 de agosto, os dois se reuniram na flagship da Tog para contar sobre o pavilhão. O bate-papo fez parte da programação do festival Design Weekend.

Marko Brajovik e Arthur Casas (1)

 (/)

Os arquitetos contaram que o edifício, com estrutura de ferro, recebe cerca de vinte mil visitas por dia, sendo um dos mais movimentados de toda a Expo. A rede conecta os visitantes aos diferentes níveis de arquitetura. Ela ainda atua como um instrumento musical já que gera sons de acordo com a quantidade de visitantes e seus movimentos. E não é só isso: os cantos dos nossos passarinhos também ecoam pelo edifício através de 48 caixas de som. As rampas marcam a fluidez dos espaços e caixas com plantas indicam um percurso sinuoso, que remetem ao rio Amazonas. No interior, os ambientes foram todos decorados com peças icônicas dos nossos mais de 60 anos de design. São móveis (e principalmente cadeiras) de Sergio Rodrigues, Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin, irmãos Campana, Marcelo Rosenbaum… Foram quase dois anos de trabalho para a conclusão da obra. “É realmente estonteante”, sussurra, em voz baixa, na plateia quem esteve lá para ver de perto. Confira algumas fotos do projeto abaixo.

Brazil_Pavilion_-_AtelierMarkoBrajovic_12

DCIM100GOPROGOPR3149. (/)

Brazil_Pavilion_-_AtelierMarkoBrajovic_05

 (/)

_PL_2193

 (/)

Brazilian_Pavilion_-_Raphael_Azevedo_França__37

 (/)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s