As melhores cores para pintar cada ambiente da casa

Não consegue decidir qual cor pintar as paredes de casa? Confira os tons que combinam com cada um dos ambientes

Pintar a casa é divertido.  A não ser que, de tantas opções de tinta, você não consiga decidir o tom ideal para suas paredes! Trouxemos conselhos, baseados em estudos e profissionais, sobre as melhores cores para cada espaço da casa. Assim o peso é tirado das suas costas e você pode aproveitar a beleza dos tons. Confira:

 1. O quarto

06-quarto-cinza-e-azul-casa-de-praia-negociador-de-arte-William Waldron

 (/)

Um estudo realizado em 2013 pelo Centro do Sono de Edinburgh analisou a influência das cores no adormecer. Ele concluiu que algumas delas fazem com que você durma por mais tempo, com mais qualidade – e a grande vencedora foi a cor azul!

07-truques-para-fazer-quarto-pequeno-parecer-maior

 (/)

Os designers Krista Schrock e David John Dick, da Disc, sugerem tons escuros para quem precisa dessa ajudinha para dormir. De acordo com eles, as nuances fechadas ajudam a manter o ciclo do sono regulado. Embarque na tendência do cinza ou escolha um azul mais forte e faça o teste! 

2. O escritório

0402-home-offices-pequenos

 (/)

A cor do home office, por outro lado, depende bastante do tipo de trabalho realizado. Ofícios criativos combinam com amarelo, um tom quente estimulante e motivador!

11-home-office-instagram

 (/)

Já se as tarefas que você precisa realizar são mais metódicas, nuances frias e claras de azul te deixarão relaxado para pensar com calma. A principal dica, principalmente se escolher um tom vibrante, é investir nas meias paredes ou em apenas uma parede colorida.

Está difícil combinar mais de uma cor em um mesmo ambiente? As apostas de paletas da Pantone para 2017 ajudam! A Graphic Imprints, por exemplo, combina amarelo, branco e rosa de maneira divertida para trazer personalidade ao espaço – confira mais em nossa matéria.

3. O banheiro

banheir-elegante-rosa-com-banheira-classica-kohler

 (/)

Para o Feng Shui, o banheiro é um dos ambientes mais importantes que você visita durante o dia. A arte milenar chinesa sugere tons claros, beirando o pastel, de verde, azul, rosa – uma tendência vintage! – ou branco.

0301-15-banheiros-minimalistas-para-se-inspirar

 (/)

Verdes clarinhos são refrescantes e ajudarão na renovação das energias após um longo dia, ao mesmo tempo em que deixarão as manhãs mais alegres. O branco, relacionado à pureza, limpeza e iluminação, deixará o espaço com aparência de spa, especialmente relaxante.

4. A cozinha

09-casa-paulista-repleta-de-cores-vivas-nas-paredes

 (/)

Nuances vibrantes de vermelho e amarelo são conhecidos por estimular o apetite e deixarão as visitas esperando ansiosas pela refeição! O único problema é que o primeiro tom não é recomendado pelo Feng Shui, quente demais para o espaço, deixando-o vulnerável a acidentes.

cozinha-branca-com-luminaria-em-bolhas-architectural-digest-roger-davis

 (/)

O branco, por outro lado, exalta a limpeza da cozinha e faz dela ideal para a criação de refeições vibrantes, em que as cores dos pratos, seus aromas e sabores são o destaque, não o ambiente ao redor. Se você quer impressionar com o alimento, em vez de criar expectativa pela cor, talvez esta seja a melhor opção.

5. O hall

4-as-5-cores-infalíveis-no-décor-de-acordo-com-designers

 (/)

A entrada de casa é um dos ambientes mais complicados quando o assunto é decidir a cor das paredes. A decisão deve ser tomada a partir da impressão que você deseja passar com o ambiente e seu estilo próprio. Você quer iluminar um hall pequeno e escuro? Experimente o cinza claro ou o pêssego – tom que a designer Jill Hosking-Cartland considera infalível -, ambos com rodapé e roda-teto branco. O contraste deixará o espaço interessante e vibrante!

6. A sala de estar

Cores-Suvinil-2017-Substancial-x

 (Divulgação/Suvinil)

Pensando na integração entre hall e living, muito comum em várias casas, o conhaque une os ambientes elegantemente. Uma das cores que a Suvinil apontou como tendência para 2017, ele pode ser usado nos dois espaços!

Tons neutros como o champagne e o bege também são quentes e acolhedores, trazendo o conforto na medida certa para a sala.

Leia também:

6 cores que transmitem tranquilidade para o lar

12 dicas de Feng Shui no banheiro para manter as boas energias

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s