Attílio Baschera e Gregório Kramer falam sobre suas estampas tropicais

Espécies da flora brasileira e frutas tropicais estão sempre presentes nos desenhos deles

porcelanas-tropicais

 (/)

Os dois são referência quando se fala em longevidade criativa: os designers Attílio Baschera e Gregório Kramer já somam quase 50 anos de parceria. Juntos, comandaram as badaladas lojas de tecidos Larmod (2001) e Again (2014) e agora se dedicam à criação de coleções exclusivas para grifes nacionais. Aqui, falam das estampas assinadas para Donatelli Tecidos e 6F Decorações. 

Vocês já inventaram estampas nos mais diversos estilos: do geometrismo art déco à flora brasileira. O que inspira vocês?

O Brasil. Nossa diversidade cultural e as belezas naturais e arquitetônicas que só vemos aqui. Os casarios, a natureza fantástica que surge, voluntariosa, em todas as cidades. Não tem como estar em solo brasileiro e não ser inspirado por esse conjunto tão sólido e poético. A brasilidade é aconchegante. É única.

porcelanas-tropicais

 (/)

Vocês se dedicam à criação todos os dias?

Sim. Depois que fechamos o endereço físico da Again, nossas mesas de trabalho ficam instaladas sob a janela do home office. Invariavelmente, surgem alguns desenhos novos.Além de tecidos, suas ilustrações figuram também em porcelanas. Como é o processo?Consideramos importante e benéfico para o desenvolvimento das imagens revisitar o passado. O segredo está em não permitir que essa ação date o décor. Criamos porcelanas chinesas – mais clássico, impossível –, mas com o frescor e o tropicalismo de estampas baseadas em cenários brasileiros. Os tecidos com representação das paisagens da época do descobrimento do país se transformam em complementos e acessórios superatuais. Damos ênfase à imaginação brasileira, mantemos nossa personalidade e, assim, unimos nossa herança cultural às tecnologias e tendências atuais.

Que lugares mais os influenciam?

A Bahia é magnífica e nos estimula muitíssimo. Todo o visual ali é maravilhoso, de um bom gosto incrível e com forte brasilidade. O Nordeste em geral tem essa característica, mas na Bahia são totalmente visíveis as influências da colonização e a exuberância da fauna e da flora do país.

porcelanas-tropicais

 (/)

Bowls (9,5 x 20 cm*, o menor, e 12 x 26 cm*, o maior). Preço: 790 reais, a dupla. As peças da 6F Decorações estão à venda na Theodora HomeArte

Uma casa de pescador cercada de árvores nativas estampa o vaso de porcelana (33 x 19 cm*). Vale 720 reais.

A coleção Trancoso, da 6F Decorações, é composta de cerâmicas em tons de azul e terracota. Ao lado, o potiche (51,5 x 29 cm*) vale 1 650 reais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s