Carta do editor: a arte de contemplar

As horas de lazer e tempo livre para observar a paisagem lá fora encontram parceria perfeita na sombreada e ventilada varanda

alexandre-ferreira-diretor-casa-claudia-arquitetura-construcao

 (/)

De origem moura e asiática, esse espaço chegou ao Brasil como uma solução climática de adequação às construções portuguesas. Elemento de transição entre a casa e a rua, foi um dos poucos pontos de contato das mulheres com o mundo exterior durante o período colonial. Numa época na qual a desigualdade de sexos era instituída, contemplar a vida através do muxarabiê (treliça de madeira colocada nas janelas) era a única experiência possível para se inteirar dos acontecimentos.

Esse lugar especial, séculos depois, volta a ter destaque no projeto de casas e apartamentos e se liga a outros ambientes. Com grandes aberturas para a luz natural, redescobre sua essência e convida a cidade a entrar. Ah, claro: muito bem adaptado aos novos tempos, resolveu, ainda, abrigar outras funções, da gastronomia aos hobbies e brincadeiras. Definitivamente, resgata sua vocação para a alegria e o prazer.

Mas, veja bem, integrar e decorar uma área com tanta história e personalidade não é tão fácil assim. Mesmo para aqueles com rico repertório visual, a realidade pode se apresentar muito distante dos ideais da fantasia. Na reportagem Mirantes Urbanos, Olivia Canato, Simone Raitzik e Rosele Martins trazem espaços inspiradores e dicas para transformar o terraço num agradável local de convívio familiar e social. Cenário perfeito para conversas, lembranças e muita contemplação.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s