Cobertura festiva com guarda-chuvas é atração de pavilhão em Nova York

Vai até o dia 27 o Organic Growth, exposto num parque de Governors Island. Sombrinhas velhas e rodas de bicicleta descartadas ganharam ares de jardim florido. O projeto da arquiteta espanhola Izaskun Chinchilla foi escolhido após vencer a competição anual City of Dreams – promovida por entidades de arquitetura e engenharia municipais.

01-Kevin-Wong

 (/)

Coordenador do projeto, o arquiteto Alejandro Espallargas Omedas, do escritório IZASKUN CHINCHILLA ARCHITECTS, conversou com exclusividade com CASA CLAUDIA sobre a instalação.

1. De onde vieram todos os 325 guarda-chuvas e 430 rodas de bicicleta reaproveitados na instalação?

Essa foi a parte mais excitante e desafiadora da ideia. Gastamos semanas procurando em lojas de ciclistas pela cidade inteira, pedindo que doassem suas sobras. Quase todos ficaram muito interessados em participar. Também tivemos a sorte de encontrar uma organização não lucrativa chamada Recycle-A-Bicycle, que trabalha com voluntários e adolescentes que consertam bicicletas danificadas nas comunidades de baixa renda. Trabalhar com eles nos deu chance de conhecer sua incrível ação. No total, tivemos mais de 40 diferentes doadores de material.Os guarda-chuvas vieram de empresas na Espanha, Estados Unidos e China que cederam peças com defeitos de fabricação, além de algumas poucas peças conseguidas em balcões de objetos perdidos.

2. Qual será o destino do material após o fim da instalação?

Mal acabamos a montagem e já estávamos trabalhando nisso, já que nosso desejo é que tudo seja reciclado de alguma forma. A princípio, as peças terão dois destinos: empresas privadas, que já manifestaram desejo de adquirir o material, e escolas e ONGs interessadas em montar novamente partes do pavilhão, como pequenos iglus, que serão usados como playgrounds.

3. Além dos guarda-chuvas e rodas de bicicleta, a estrutura de suporte também é de material reutilizado?

Todo o suporte é composto por tripés de câmeras fotográficas. Nós contatamos academias e cursos de fotografia para conseguir peças descartadas. Quando estão danificadas, eles se desfazem desse tipo de peça. Mas chegamos à conclusão que talvez não fosse seguro utilizar tripés com alguma parte rompida na estrutura de suporte. Então decidimos usar tripés novos. Eles também serão reutilizados de alguma forma depois, já que este é um dos principais conceito no projeto.

4. Há outras atrações para o público em torno dos pavilhões?

Até o final desse mês, a Governors Island estará cheia de coisas para fazer. Há playgrounds, aluguel de bicicletas, muitos food trucks, esculturas de artistas locais e uma imensa casa na árvore. Há também um curso de fotografia ao ar livre. No passado, a ilha funcionava como base militar e ainda possui dois fortes construídos no início do século 19 abertos para visitação, de onde se pode desfrutar uma vista incrível de Manhattan e da estátua da liberdade. E a recepção do público aos pavilhões têm sido fantástica, muita gente tirando fotos e compartilhando imagens nas redes sociais, o que vai atrair ainda mais pessoas e mais eventos ao longo de setembro. Estamos realizados com a repercussão.

02-Kevin-Wong

 (/)

03-Kevin-Wong

 (/)

04-Kevin-Wong

 (/)

05-Kevin-Wong

 (/)

06-Sergio-Reyes

 (/)

07-Sergio-Reyes

 (/)

08-Sergio-Reyes

 (/)

09-Sergio-Reyes

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s