Conheça as peças assinadas pelos Campana em parceria com Espedito Seleiro

A mistura de couro com palha e a inspiração no cangaço resultou em móveis incomuns, assinados pelos irmãos Campana e o artesão cearense Espedito Seleiro.

Couro e palha desenham a colorida linha de móveis Cangaço, desenvolvida por Fernando e Humberto Campana em parceria com o artesão Espedito Seleiro. Seis peças – cadeira, poltrona, sofá, estante, armário e espelho – são frutos de uma profunda pesquisa realizada pelos designers em comunidades de artesãos do Nordeste, onde os processos manuais ainda são resguardados. “Além da riqueza de cores, texturas e formas, a coleção Cangaço transparece uma cultura encantadora e, principalmente, tradições artesanais, que estão em vias de desaparecimento”, afirma Humberto. Mas ainda há quem se preocupe em proteger tais heranças. Espedito faz parte de uma família tradicional de artesãos de couro do Ceará e aprendeu o ofício com o pai – que produzia os trajes de Lampião e Maria Bonita, ícones do cangaço. Agora, ele passa seus saberes aos filhos aplicando a técnica ancestral em selas, bolsas, sandálias, cadeiras, entre outros itens. Assim, as peças da nova coleção são produzidas em duas etapas: primeiro são desenhadas e manufaturadas no Estúdio Campana, em São Paulo, e depois, enviadas ao ateliê de Espedito, em Nova Olinda, Ceará, onde o artesão, com seu saber cheio de histórias, as reveste.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.