Cores fortes no apartamento

A leitora quer saber como ampliar espaços e que cores ela deve usar em móveis, cortinas e tapetes caso as paredes tenham tons escuros.

“Estou reformando meu apartamento e quero dicas para ampliar os espaços. Espelhos e tons claros ajudam? Se aplicarmos vermelho ou roxo nas paredes, quais as melhores cores para móveis, cortinas e tapetes?” Edna Barbosa, por e-mail.

03 Sala parede cor laranja vermelho vibrante

Tons claros e espelho são recursos clássicos para apartamentos pequenos porque trazem a sensação de amplitude e leveza. Se optar por nuances off-white ou cinza-claro para as paredes, vai ficar mais fácil compor com móveis de madeira clara ou escura e com peças laqueadas de branco. Mas se o desejo for usar tintas de tons mais intensos, como o vermelho e o roxo, uma dica é escolher nuances mais fechadas, e não as abertas ou muito vivas. Mais rebaixados, eles cansam menos e influem na sensação de espaço da mesma forma que outros tons neutros e escuros: seu ambiente não parecerá maior nem menor. Uma dica valiosa é começar pintando apenas uma parede, como a que faz fundo para o sofá, de vermelho, e ver como se sente. E depois partir para o roxo, que pode ser aplicado na parede ao lado da mesa de jantar. Os espelhos que você quer usar ficarão ótimos colocados sobre essa superfície: aposte numa composição de várias peças ou num único modelo retangular, na horizontal. Se a parede ficar de frente a uma janela, isso deixará o ambiente mais claro e amplo. Só é preciso lembrar que paredes coloridas pedem cuidado na escolha dos tecidos. Prefira nuances de bege ou areia bem suaves para os estofados, e não o branco, pois o contraste será muito gritante. Para os tapetes, os modelos de sisal e de tramas de algodão são os mais indicados. Arremate com cortinas feitas de linho de tonalidades neutras.

Consultores: arquitetas Nórea de Vitto, tel. (11) 3062-1913, Claudia Haguiara, tel. (11) 3758-2348, e designer de interiores Neza Cesar, tel. (11) 3571-2023, São Paulo.

Dúvidas sobre decoração? Mande sua pergunta para casaclaudia.abril@atleitor.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s