Cozinha de jurada de MasterChef é cheia de mimos e lembranças de viagem

A argentina Paola Carosella gosta tanto de cozinhar que fez disso seu ofício – é dona de dois restaurantes em São Paulo e jurada de um programa culinário na TV. E não desgruda das panelas nem nos momentos de folga, quando se diverte com a filha preparando bolos e outras delícias neste cenário repleto de coleções e boas lembranças.

Cada ingrediente merece atenção especial no restaurante Arturito, aberto desde 2008 em São Paulo: embutidos, pães, massas, sorvetes e até o doce de leite oferecidos no cardápio são feitos lá mesmo, sob a supervisão de Paola Carosella. “Conheço a procedência de tudo o que servimos”, afirma a dona. Esse tom pessoal rege também a ambientação do sobrado no qual ela vive há quase uma década. “Eu mesma escolhi os móveis e objetos”, diz. A cozinha, obviamente, concentrou os interesses da moradora. Embora não tão ampla – mede cerca de 10 m² –, reúne os variados utensílios de que Paola precisa em suas manobras culinárias. Nem tudo aqui, porém, mira a funcionalidade. “Ocupei as prateleiras com minhas coleções de xícaras e bules antigos e vou acrescentando peças aos poucos. Adoro ver os ambientes mudarem com o passar do tempo em vez de ter a sensação de que fcaram prontos em cinco minutos”, fala a chef, que trata a casa com o mesmo carinho dispensado à comida.

Encontrar louças vintage se tornou uma diversão nas viagens pelo mundo

 

 

O primeiro bule do acervo foi comprado em 2001, numa estadia em Nova York. De lá para cá, vieram também as xícaras, e aumentar a coleção virou um passatempo. “Sempre que saio do Brasil, volto com mais um item na mala”, revela Paola. Para encontrá-los, ela percorre mercados de pulgas e antiquários.

As melhores recordações da infância guardadas na memória de Paola são de quando passava horas na cozinha ajudando as avós, ambas italianas, a fazer nhoque. “Elas me deixavam amassar as batatas, cortar a massa e mexer o molho. Era pura diversão!”, lembra. Daí, para transformar a brincadeira em algo sério, foi um pulo: aos 18 anos, já trabalhava com gastronomia em sua Buenos Aires natal. Hoje, também insere a filha no universo dos sabores. “No dia a dia, sobra pouco tempo para cozinhar por lazer”, diz a chef, que mora em São Paulo desde 2001 e está à frente do restaurante Arturito e da casa de empanadas (salgado tipicamente argentino) La Guapa, além de participar como jurada da versão brasileira do reality show MasterChef, exibido pela Band. “Mas, nos momentos de folga, geralmente aos domingos, a Francesca e eu preparamos bolos e biscoitos juntas. Ela pica frutas, quebra ovos, mistura farinha a manteiga com as mãos… Já se mostra súper à vontade entre ingredientes, panelas e outros utensílios”, garante Paola sem disfarçar o orgulho. A pequena não a deixa mentir. “Cozinheira!”, responde de imediato quando a mãe pergunta o que ela pretende ser quando crescer.

Guardanapos com detalhes feitos a mão também atraem o olhar de Paola

 

O encanto da moradora por peças de antiquário não se esgota nas louças. “Também coleciono guardanapos de linho, a maioria bordada. Compro muitos deles em Londres, onde mora meu namorado”, diz. Outros ela ganhou da amiga Gabriela Barretto, chef do restaurante Chou.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s