Dentro do apê, cresce um jardim com plantas frutíferas
Aqui, não é só nas floreiras externas e no terraço que as plantas vicejam. Tomateiro, pé de maracujá e outras belezas se esparramam até pela sala.
Por Reportagem Visual Zizi Carderari | Texto Victor Lessa | Fotos Manu Oristanio
access_time
19 Jan 2017, 11h13 - Publicado em 10 Jan 2014, 17h20
-
1.
zoom_out_map
1/12
Passarinhos visitam as flores que ficam no terraço do apartamento da designer Nani Chinellato.
-
2.
zoom_out_map
2/12
Uma série de jardineiras de aço inox, no lado externo das portas-balcão, abriga roseiras e ervas.
-
3.
zoom_out_map
3/12
Detalhe da horta caseira, localizada numa área iluminada da sala de jantar – os tomates despontam suculentos e logo são consumidos.
-
4.
zoom_out_map
4/12
É no mezanino (trata-se de um tríplex) que o pé de maracujá encanta com a sua exuberante for-da-paixão. Para que a planta também dê frutos, são necessários, entre outros cuidados, manter o solo úmido e podar as folhas na primavera.
-
5.
zoom_out_map
5/12
Na decoração, Nani Chinellato usou suas criações, feitas de fibras naturais: tapete e persiana de bambu e, nas paredes, revestimento de palha de bananeira e seda.
-
6.
zoom_out_map
6/12
Júlia, a mãe da designer Nani Chinellato, é quem teve a ideia de colocar os vasos dentro de casa. “Sempre gostei da natureza e tenho o costume de colocar em vasos com terra toda semente que acho. Aí não tem jeito: o apartamento fica repleto de verde”, conta ela.
-
7.
zoom_out_map
7/12
As folhas do pé de maracujá descem pela parede e se encontram com as ramas do tomateiro.
-
8.
zoom_out_map
8/12
Feita de madeira petrificada, a mesa de centro apoia o bonsai de oliveira trazido da Itália. No sofá, almofadas assinadas por Nani dispõem de proteção UV, que ameniza o desgaste ocasionado pelo sol.
-
9.
zoom_out_map
9/12
Uma vez ou outra, as rosas nascem com pequenas listras coloridas. “Como se fossem pinceladas a mão”, explica Júlia. Isso acontece graças à polinização feita por abelhas.
-
10.
zoom_out_map
10/12
Um casal de amigos deu a Nani as sementes do mirtilo (em inglês, blueberry). Com os cuidados de sua mãe – adubo e água na medida certa –, a planta cresceu e já aguça o apetite.
-
11.
zoom_out_map
11/12
A área externa comporta dois tipos de limão, galego e siciliano, que exalam sua deliciosa fragrância e produzem durante o ano inteiro.
-
12.
zoom_out_map
12/12
Famosa por incrementar risotos e outros pratos saborosos, a flor de abóbora cresce bastante. Assim, para se desenvolver, deve ser plantada em local espaçoso, como este vaso, e com bastante incidência de sol.
A dona desta cobertura, em São Paulo, é a designer Nani Chinellato. Mas as plantas que se espalham pelos ambientes são resultado da dedicação de sua mãe, Júlia. “Sempre gostei da natureza e tenho o costume de colocar em vasos com terra toda semente que acho. Aí não tem jeito: o apartamento fca repleto de verde”, conta ela. Nos três andares do imóvel, é possível encontrar flores, frutas e hortaliças, cultivadas com muito cuidado e regadas pelo menos duas vezes ao dia. “Tivemos de impermeabilizar as floreiras internas, de alvenaria, para afastar o perigo de infiltração”, lembra Nani. Todo mundo se surpreende, ao entrar na sala de jantar, com a cortina de folhas que pende do mezanino. Elas pertencem a um pé de maracujá, colocado em vaso, que se enrosca no guarda-corpo, desce pela parede acompanhando uma coluna e se encontra com as ramas do tomateiro, instalado num canteiro no piso de baixo. No hall de entrada, heras e samambaias dão as boas-vindas aos visitantes e, se eles subirem as escadas, chegarão ao terraço, no qual a seleção de espécies dá água na boca: amora, mirtilo, figo, goiaba vermelha, jabuticaba, limão-galego, limão- siciliano e pitanga. Diariamente, a partir das 5 da manhã, passarinhos cantam na janela. “Os bichinhos vêm atraídos pelas bananas que colocamos nos comedouros”, diz a mãe da designer. Neste paraíso urbano, tudo o que se planta cresce e floresce. Graças à parceria bem-sucedida entre Júlia e a natureza.