Desafio CASA CLAUDIA: prepare a casa para as festas de fim de ano

Se você pretende deixar a área social tinindo para receber os convidados nas festas de fim de ano, comece agora e veja o cronograma de três meses que preparamos para você.

desafio-casa-claudia

 (/)

15 de setembro: Organizar e listar

Deixe os compromissos para outra hora e curta o domingo em casa. Com calma, depois de saborear um bom café da manhã, sente-se em sua sala e anote o que você gostaria de mudar na parte social (estar, jantar, lavabo e área externa). Olhe em volta, passeie pelos ambientes sem pressa e marque tudo o que pretende renovar e transformar. Então, pense na festa e nos detalhes que ela envolve: dos pratos aos arranjos de fores. Agrupe as ideias de acordo com a ordem em que os trabalhos devem ser executados. Para orientar você, esta reportagem apresenta quatro listas detalhadas. Basta segui-las ou adaptá-las às suas necessidades.

Dica do profissional: “Para evitar que a época das celebrações se transforme em sinônimo de estresse e correria, é essencial se organizar e ter um bom planejamento desde já”. Adriana Saade, organizadora profissional.

De 16 a 20 de setembro: Solicitar orçamentos

Aproveite a segunda-feira para começar a pesquisa dos profissionais que podem executar os planos da Lista 1. Faça buscas pela internet, peça sugestões aos amigos ou contrate um arquiteto, decorador ou organizador para indicá-los a você. Com as informações em mãos, utilize esta semana para pedir orçamentos, lembrando-se sempre de perguntar, além do valor, sobre a disponibilidade e o tempo necessários para que a empresa realize o serviço. “A antecedência é obrigatória porque os profissionais mais concorridos costumam ficar com a agenda lotada já em setembro”, afirma a arquiteta Ana Luiza Almeida Prado Sawaia. Outra dica importante é trabalhar com margens de segurança. “Se um trabalho demora, em média, 20 dias para ser concluído, estabeleça o prazo de um mês para ele”, diz Ana Luiza.

 

Lista 1:

Esta relação contém os serviços que pedem contratação de mão de obra, das pequenas reformas de móveis à pintura das paredes. Ou seja, as duas últimas semanas de setembro servem para a pesquisa de profissionais, a solicitação de orçamentos e as encomendas (o mês de outubro fica reservado para a execução delas). Agora, se não for possível realizar todos os planos, busque uma solução mais prática. “Muitas vezes, o tecido escolhido para a cortina ou para a almofada não está disponível ou não há metragem suficiente. Nesse caso, aposte nas peças para pronta entrega”, indica o arquiteto Gustavo Calazans.

Baixe a tabela aqui.

De 23 a 27 de setembro: Encomendar serviços

Com todos os orçamentos reunidos, selecione pelo menos dois profissionais para cada serviço, já que você pode precisar de um plano B. Seguindo a ordem das listas, faça as encomendas e marque a data de entrega de cada uma para poder cobrar depois. Embora as tabelas desta reportagem tragam um prazo médio para a realização de cada trabalho, é bom lembrar que esse tempo pode variar bastante de acordo com a região. Procure ter expectativas realistas, uma vez que não é viável apressar determinadas tarefas. “A pintura depende das demãos necessárias e do período de aplicação, secagem e lixamento da massa corrida”, diz Gustavo Calazans. “Para a manutenção do jardim, um ou dois dias são sufcientes, mas fcamos à mercê da ação da natureza para que as espécies cresçam viçosas e verdinhas”, ele recorda. “Isso se as novas mudas já estiverem no local”, acrescenta a arquiteta Camila Klein. Ajustes no meio do caminho são comuns. “Se você selecionou um papel de parede importado para renovar o lavabo e ele irá demorar mais de um mês para chegar, talvez seja preciso rever essa escolha”, af irma Ana Luiza.

Dica do profissional: “Antes de fazer reparos elétricos ou hidráulicos, veja se a sua seguradora ou a empresa de cartão de crédito já não oferece esses serviços”. Gustavo Calazans, arquiteto.

 

Lista 2:

Esta relação serve para você escrever os contatos de cada profssional que contratou, anotar a data em que a peça a ser renovada foi retirada de sua casa ou do início do serviço e, ao lado, a previsão de entrega.

Baixe a tabela aqui.

De 1º a 31 de outubro Reformar e planejar

Este é o mês em que todos os serviços encomendados serão realizados, e a compra ou o aluguel de louças e itens de decoração para a festa deverá ser planejada. Num primeiro momento, atenha-se apenas à reforma e aos cuidados que ela requer. “Antes da pintura das paredes, veja se o pintor protegeu o piso e os móveis com lona plástica”, diz Camila Klein. Você não quer sua sala cheia de respingos, certo? Com relação ao jardim, vale checar a previsão meteorológica e cancelar a visita do jardineiro caso haja a probabilidade de chuva forte para a área não virar um lamaçal. E, se realizar reparos hidráulicos no lavabo, esteja preparado. “A troca de uma pequena válvula pode levar à substituição de parte do encanamento, o que aumentará o tempo e o custo da obra”, conclui Camila. Assim que os serviços estiverem prontos, aproveite a energia de renovação e faça uma boa limpeza no piso e nas janelas da sala. Depois, separe objetos e móveis que não quiser mais e doe as peças para instituições que realizam bazares de Natal. E, apenas no fim do mês, organize-se para providenciar o aluguel ou a compra dos utilitários e das louças da Lista 3.  

Dica do profissional: “Não é preciso comprar tudo. Você pode alugar os utensílios de mesa, desde que faça isso com antecedência para garantir que as peças estejam disponíveis”, Ana Luiza Almeida Prado Sawaia, arquiteta.

 

Lista 3:

Nesta tabela, faça um levantamento dos itens necessários para a festa. Compre o que falta ou reserve o aluguel em novembro.

Baixe a tabela aqui.

lisa3

 (/)

De 1º a 30 de novembro

Decorar e convidar

Salvo um ou outro serviço que pode ter demorado mais do que o previsto, sua sala, seu jardim e seu lavabo devem estar em ordem, com os reparos concluídos e os móveis e acessórios prontos. Então, é possível começar a parte mais divertida do projeto Casa Linda: a compra dos itens de decoração e dos utensílios para as festas. Mas, antes de ir às lojas com a Lista 3 a postos, é recomendável pesquisar preços na internet para ter ideia de quanto quer gastar. “Elimine o que é supérfluo ou saia do seu orçamento e planeje os dias em que pode fazer as aquisições”, ensina a organizadora profissional Ingrid Lisboa. Importante: este é o mês limite para chamar os amigos e familiares para a confraternização. “É simpático enviar os convites primeiro pelo correio e um lembrete por e-mail 15 dias antes da festa”, indica.

Dica do profissional: lembre-se das delicadezas, como deixar fio dental e enxaguante bucal no lavabo. É uma gentileza com os convidados, que não precisarão pedir isso a você. Ingrid Lisboa, organizadora profissional.

De 1º a 15 de dezembro

Ajustes finais e festa!

Ler todas as tarefas descritas nesta matéria pode dar um pouco de ansiedade. Mas tente pensar nas sugestões como um plano estendido por três meses, no qual tudo tem seu tempo e será feito de um jeito tranquilo – com o intuito de evitar o estresse citado lá no começo. Guarde estas páginas com carinho e não deixe de nos contar como foi sua experiência (quereremos ver as fotos do antes e do depois de sua sala). Por fim, use os primeiros 15 dias de dezembro para comprar e realizar os itens da Lista 4. Tim-tim!

 

Lista 4

Baixe a tabela aqui.

desafio-casa-claudia_lista4

 (/)

Agora, sim, a última etapa! Ela abrange os primeiros 15 dias de dezembro, tempo suficiente para acertar detalhes e programar a compra de itens frescos, como as fores.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s