Descubra aqui a viagem de Baba Vacaro atrás das obras de Álvaro Siza

Um roteiro em busca das obras de Álvaro Siza foi a viagem escolhida pela designer, editora, roteirista e diretora de criação Baba Vacaro. Sua vivênciapela produção do grande arquiteto português resultou em um passeio raro.

“A arquitetura de Álvaro Siza é uma alegria para os sentidos e eleva o espírito” – foram as primeiras palavras registradas pelo júri que concedeu ao arquiteto português o Prêmio Pritzker em 1992. Frase perfeita para estimular o desejo de conhecer suas obras in loco. Não bastam palavras ou imagens; não se pode compreender a força de sua arquitetura sem vivenciá-la. Do vasto portfólio de Álvaro Siza, uma das obras que eu mais desejava conhecer era a Casa de Chá da Boa Nova, marco do início da carreira de Siza, paradigma da inserção da arquitetura na paisagem, construída sobre as rochas à beira-mar. A casa esteve esquecida, mas, para minha imensa alegria, encontrei um edifício impecável e em pleno funcionamento. O próprio Siza acompanhou o processo de restauro do projeto e do mobiliário, reproduzido integralmente. Perto dali, visitei ainda dois spas: o primeiro, em Pedras Salgadas, combinou projeto e restauro de um antigo balneário. O segundo, inteiramente novo, foi erguido em contraste a um edifício clássico – o Vidago Palace Hotel. No trajeto pude conhecer a Igreja de Santa Maria, em Marco de Canaveses – prova definitiva de que apenas a experiência da arquitetura permite sentir o jogo de escalas e volumes, o vigor do traço na misteriosa parede curva que quebra a simetria, a harmonia de cores e materiais, o conforto da luz natural, que entra em recortes precisos, e o som, contínuo e cheio de significado, da água que brota da singela pia batismal. Parafraseando o júri do Pritzker: a simplicidade da obra desse grande arquiteto, vista mais de perto, revela sua imensa complexidade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s