Descubra qual é o erro mais comum ao redecorar a casa – e como corrigi-lo

O site My Domaine preparou um guia com seis perguntas para evitar esse equívoco. Confira!

Muita gente pensa que branco é branco e não tem erro na hora de pintar as paredes com essa cor. Mas um dos equívocos mais comuns para quem está renovando a casa, segundo consultores de cor, é escolher mal o tom de branco. Se o fundo da tinta não é adequado ao espaço, ele pode parecer frio, empoeirado e até sombrio, em vez de arejado e claro. O site My Domaine entrevistou duas especialistas em cores e preparou um guia com seis perguntas para escolher o tom de branco perfeito. Confira:

1. De que cor é a sua decoração?

01-descubra-qual-e-o-erro-mais-comum-ao-redecorar-a-casa-e-como-corrigi-lo

 (/)

Considerar o tom predominante dos móveis no ambiente é uma das maneiras mais fáceis de escolher o branco perfeito. Geralmente, mobiliário e décor em cores frias combinam com matizes de branco também frios. Já cores quentes, pedem um branco mais quente. É possível misturar, mas é importante que pelo menos os móveis maiores ou que chamam mais atenção combinem com a tinta.

2. Qual é o estilo da sua casa?

02-descubra-qual-e-o-erro-mais-comum-ao-redecorar-a-casa-e-como-corrigi-lo

 (/)

Em casas mais antigas ou tradicionais, o mais recomendado é usar um tom de branco mais quente, especialmente se os interiores têm bastante madeira. Já em casas mais modernas, brancos mais frios vão melhor com paletas de cores, objetos e aparelhos contemporâneos.

3. Há janelas no espaço?

03-descubra-qual-e-o-erro-mais-comum-ao-redecorar-a-casa-e-como-corrigi-lo

 (/)

Talvez o fator mais importante para escolher a tinta branca seja a luz do sol que incide no ambiente. Se houver bastante iluminação natural, uma tinta com acabamento fosco absorve parte da luz e evita um brilho muito intenso. Em espaços onde a luz do sol não é tão abundante, o acabamento brilhante ajuda a refletir a luz e clarear o ambiente.

4. Há iluminação artificial?

04-descubra-qual-e-o-erro-mais-comum-ao-redecorar-a-casa-e-como-corrigi-lo

 (/)

Quando você acende as luzes à noite, talvez o tom de branco escolhido pareça diferente. Para evitar que isso aconteça, você pode pintar partes da parede com as opções de tinta que combinam com seus móveis e ver como elas se comportam ao longo do dia. Se a pintura já foi finalizada, a dica é experimentar lâmpadas de luz fria e quente e ver qual tipo fica melhor.

5. Há muito tráfego no espaço?

05-descubra-qual-e-o-erro-mais-comum-ao-redecorar-a-casa-e-como-corrigi-lo

 (/)

Áreas com muito movimento, como a entrada de casa ou escadas, pedem tintas mais duráveis que não vão ficar marcadas. Tintas foscas são recomendadas para ambientes com menos tráfego, como quartos. Já acabamentos acetinados, semi-brilho e esmaltados são fáceis de limpar, sendo indicados para espaços como corredores e halls de entrada.

6. Qual clima você quer para o espaço?

06-descubra-qual-e-o-erro-mais-comum-ao-redecorar-a-casa-e-como-corrigi-lo

 (/)

Tons de branco com fundo vermelho ou amarelo trazem a sensação de aconchego, enquanto os brancos com fundo azulado ou esverdeado são mais revigorantes. Uma última dica para a hora de escolher o tom de branco perfeito é prestar atenção na cor em si e não no nome que o fabricante deu à ela, por mais atraente que ele seja.

Leia também: Significado das cores: que cor usar em cada ambiente da casa?

Saiba quais são as piores cores para pintar a casa, de acordo com pesquisa

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s