Do It Yourself: a febre dos canais de “faça-você-mesmo” no Youtube

O prazer de executar um projeto com as próprias mãos e mostrar o trabalho realizado para as pessoas é uma tendência marcante no universo online que envolve o faça-você-mesmo

O fenômeno se tornou tão presente que hoje existem inúmeros blogs, perfis no Instagram e canais no Youtube dedicados a projetos de DIY. Caso do EKTube, canal com pegada sustentável da designer de interiores Erika Karkup, que descobriu esse universo quando teve que se reinventar profissionalmente após se tornar mãe de gêmeos. “Criei um formato de projetos online para não ter que me deslocar tanto e, ao perceber que não havia mão de obra qualificada em muitas cidades para realizar as obras, resolvi ensinar meus clientes a colocarem a mão na massa”.

A designer Erika Karpuk transmite ideias econômicas e sustentáveis para transformar a casa, em projetos de fácil execução e pequenas reformas voltadas para o conceito de obra limpa

 (/)

O resultado não poderia ter sido melhor. Ela já gravou cerca de 60 vídeos que inspiram pessoas a transformar suas casas com as próprias mãos. E conta que um material didático como o seu tem despertado enorme interesse especialmente em um público entre 20 e 40 anos. “O DIY é uma tendência de comportamento. Hoje, uma em cada dez pessoas que acessa o Youtube procura vídeos que envolvam DIY”, garante.

erika karpuk DSC_0054

 (/)

 

Outro bom exemplo é o canal Diycore, da também designer de interiores Karla Amadori, que contabiliza mais de 300 mil inscritos e é dedicado ao ‘faça-você-mesmo’ de móveis e acessórios.

Fazer um móvel parece fácil e divertido pelas mãos da designer Karla Amadori. Em seu canal, a profissional mescla projetos de DIY bem didáticos e com dicas de decoração e projetos online.

 (/)

“Uma casa só é um lar quando você consegue transmitir sua personalidade através da decoração, e fazer as coisas com as próprias mãos te permite isso. Me sinto honrada por estimular as pessoas a reproduzirem as peças em casa, o retorno delas se reverte em uma realização profissional que eu não alcançaria em um trabalho convencional”, explica. “Quando os internautas me enviam fotos das peças eu fico admirada com tamanha criatividade que possuem – e que muitas vezes nem sabiam ter”, conta.

Karla Amadori cachepo-geometrico

 (/)

 

Ainda nessa onda, existem os profissionais que apostam no design aberto, ou opendesign, um modelo de negócio em que disponibilizam o passo-a-passo de móveis ou objetos para que interessados possam reproduzí-los por conta própria. Caso da Mono Design, criada pelo arquiteto Denis Fuzii, do Studio dLux, que conta com itens como cadeira Valoví, com 20 peças de madeira encaixáveis e que já foi baixada por usuários de mais de 100 países.

valovíl

 (/)

Valchromat

 (/)

 

 

RENOVE SEU LAR

O EKTube, canal com pegada sustentável da designer de interiores Erika Karkup, dispõe de mais de 60 vídeos. São ideias econômicas para transformar a casa, em projetos que estimulam o consumo consciente e pequenas reformas voltadas para o conceito de obra limpa.

 

CRIE UM MÓVEL

Fazer um móvel de madeira ou tubos de PVC parece fácil e divertido pelas mãos da designer Karla Amadori. Em seu canal Diycore, com mais de 300 mil inscritos, a profissional mescla projetos didáticos com dicas de decoração e projetos de reforma online.

 

 

banner_gotoshop_casa

 (/)

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s