É verdade que a hera usada em muros atrai insetos?

As paisagistas apontam alguns tipos de plantas que servem para cobrir muros e esclarecem qual delas atrai insetos. 

Podocarpos forram os muros internos. “Eles crescem e viram arbustos, mas ocu...

 (/)

Dizem que a hera usada em muros e paredes atrai besouros, aranhas, lagartas e até o temido marandová. Isso é verdade? Antonio Castanha Filho, via Comunidade CASA CLAUDIA.

No Brasil, há duas espécies de trepadeira que aderem a muros sem que precisem ser tutoradas: a unha-de-gato (Ficus pumila) e a falsa-vinha (Parthenocissus tricuspidata). Parente da videira, esta, também chamada de hera-canadense, não costuma hospedar insetos e perde as folhas no inverno, o que contribui para eliminar qualquer bichinho que tenha se fixado ali. A unha-de-gato tampouco agrada a esses visitantes indesejados, mas deve-se podá-la regularmente, deixando-a rente ao muro para evitar que suas raízes engrossem e formem esconderijos para aranhas. Muitas pessoas confundem essas plantas com a hera (Hedera helix), que, na verdade, funciona mais como forração em floreiras, sob a copa de árvores ou em canteiros. Como qualquer outra vegetação e por estar em áreas externas, a hera pode servir, eventualmente, de abrigo para besouros, lagartas e outros espécimes do tipo. Vale ficar de olho e, se necessário, usar produtos que combatam as pragas. Consultoras: paisagistas Andréa Camasmie, tel. (11) 3081-3113, e Caterina Poli, tel. (11) 3774-5944, São Paulo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s