Gramado amplo e caminhos graciosos compõem o jardim
Canteiros floridos, gramados com pontos de contemplação e áreas de mata nativa. Caminhos de pedra e madeira unem um canto a outro nesta casa de campo, próxima a Belo Horizonte.
Por Texto Ana Sant'anna | Fotos Divulgação
access_time
19 jan 2017, 11h06 - Publicado em 14 Maio 2013, 15h56
“Depois da família, meu jardim é o que tenho de melhor na vida”, conta, feliz, Gláucia Theodoro, proprietária deste sítio em Minas Gerais. Ela se diverte nos fins de semana colhendo flores para enfeitar cada cantinho da casa. “Já meu marido adora caminhar pelos bosques”, afirma. Conforme a família foi crescendo – são cinco flhos e nove netos –, a área verde também aumentou. “Quando fiz o primeiro projeto para eles, no início dos anos 1990, eram mil m². Hoje, após várias aquisições, o terreno soma 7,5 mil m²”, diz o paisagista Luiz Carlos Orsini. Distribuídos por essa área, há recantos contemplativos, árvores frutíferas, horta e orquidário.
A mata acolheu novas plantas
Nenhuma árvore nativa foi retirada do terreno e, às existentes, várias outras se juntaram. O paisagista também respeitou os desníveis do solo – em vez de suavizar as subidas e descidas, criou escadas e caminhos que dão um traçado bonito ao jardim, além de estimular as caminhadas. “Vencer a topografia irregular virou o grande desafio do projeto”, diz Orsini. As espécies trazidas por ele são todas tropicais, como bromélias, lírios e orquídeas, pois a ideia era harmonizá-las com as outras que já habitavam o local. Nas áreas de clareira, só entraram plantas que aguentam viver à sombra e forrações minerais, como pedriscos e seixos.
-
1.
zoom_out_map
1/10
Na lateral da casa, o quartzito ouro-preto, assentado com cimento, resiste ao tráfego de carros.
-
2.
zoom_out_map
2/10
O gramado exibe umma escultura de Amilcar de Castro (1920-2002), bromélias-imperiais (Vriesea imperialis) (1) e triális (Thryallis glauca) (2).
-
3.
zoom_out_map
3/10
Contornando a mata nativa, estão imbês (Rhaphidophora sp) (3), liríopes (Liriope variegata) (4) e antúrios (Anthurium andreanum) (5).
-
4.
zoom_out_map
4/10
Quem segue em direção aos bangalôs de hóspedes se surpreende com a fragrância (que lembra a do abacaxi) e com o vermelho vibrante das flores da sálvia (Salvia splendens) (1).
-
5.
zoom_out_map
5/10
Na fachada dos fundos, seixos e bromélias-de-ninho (Neoregelia compacta) (2) compõem um recanto de baixa manutenção, ideal para o terreno em declive, e que ainda resiste à água que cai do beiral da varanda.
-
6.
zoom_out_map
6/10
Ipês-amarelos, brancos e roxos (3) colorem a paisagem entre as árvores nativas. Diversos materiais dão forma aos trajetos que permitem circular entre as áreas do jardim. No caminho que leva à piscina, aos bangalôs de hóspedes e ao campo de futebol, o paisagista usou quartzito ouro-preto (A), pedra originária da região, entremeada de grama esmeralda (nos locais onde bate mais sol) e grama preta-anã (nos mais sombreados).
-
7.
zoom_out_map
7/10
A escada foi construída com dormentes (B) de uma antiga estação de trem. “Como ela fica numa área de sombra, optei por pedriscos entre os degraus para evitar escorregões”, explica Orsini. Caso apareça limo na pedra ou na madeira, basta limpar com esguicho ou máquina de pressão – duas ou três vezes por ano são suficientes. Outros materiais indicados para caminhos de jardim? “Costumo recomendar paralelepípedo, pedras brutas, como o granito, pisos drenantes e tijolos maciços”, diz o paisagista. “Mas tudo depende da linguagem do projeto.” Os entremeios podem ser de grama, pedriscos e seixos.
-
8.
zoom_out_map
8/10
Vicejam as folhas prateadas e verdes da pílea-alumínio (Pilea cadierei) (1) e o mix rajado e avermelhado da calateia (Calathea sp) (2).
-
9.
zoom_out_map
9/10
Ao redor da escada, lírio-da-pazgigante (Spathiphyllum ortgiesii) (3) e bromélia-de-ninho (Neoregelia compacta) (4).
-
10.
zoom_out_map
10/10
No trajeto para a horta, mais espécies resistentes à meia-sombra: iresine (Iresine herbstii) (5) e azaleia-mirim (Barleria sp) (6). Ideia para facilitar a manutenção: pedriscos substituem a grama.