Guia da sala de jantar: como escolher o lustre e as cadeiras

Conforto, altura e estilo são fatores determinantes na hora de renovar o décor. Confira as dicas das arquitetas Ellen Silveira e Samia Sarayedine

Pendentes da linha Alphabeta do designer Luca Nichetto. Pendentes da linha Alphabeta do designer Luca Nichetto.

Pendentes da linha Alphabeta do designer Luca Nichetto. (Divulgação/Luca Nichetto)

É comum ter dúvidas na hora de comprar duas peças essenciais na sala de jantar: as cadeiras e a luminária. Por isso preparamos um manual com dicas para acertar na escolha e montar um espaço lindo. Confira:

Como escolher a cadeira ideal

“A cadeira ideal deve antes de qualquer coisa ser confortável. Além de estar em equilíbrio e harmonia com a mesa e o ambiente, ela deve também seguir o conceito do projeto”, explica a arquiteta Samia Sarayedine. Por isso, na hora de escolher os modelos, é necessário pensar em quem vai utilizar as peças e se elas se encaixam no ambiente como um todo.

Os números

Quando o assunto é conforto, se atentar aos centímetros é essencial. “A altura da cadeira deve ser escolhida de acordo com a altura da mesa, que normalmente tem 75 centímetros. A largura poderá ser de aproximadamente 50 cm, com profundidade de 45 cm e altura de 48 cm. O importante é ter a ergonomia confortável”, indica Samia.

Os modelos

“Para a escolha do modelo das cadeiras, levamos em consideração o modelo de família, se tem filhos pequenos ou não, se pretendem ter, se gostam muito de receber os amigos…. No caso de cadeiras estofadas, é muito bom se atentar ao material, para que seja de fácil manutenção. Para quem tem filhos, as melhores opções são os materiais fáceis de limpar e com uma vida útil maior, como o acrílico, a palha sintética, o poliestireno, o couro”, conta a arquiteta Ellen Silveira. Para quem tem pets em casa, a dica é preferir por tecidos impermeáveis e com tecnologia para proteger das unhas dos gatos e dos cachorros.

Um mix

A mistura de modelos diferentes anda em alta no décor. Para apostar na tendência, “manter a proporção e a harmonia é fundamental. A altura em relação a mesa também é importante. Não pode ficar muito baixo e nem alto o assento”, conta Samia.

Dúplex em Recife mistura peças do design nacional e internacional

Como escolher o lustre ideal

Assim como com as cadeiras, a seleção dos lustres depende do ambiente e do tipo da mesa. “Geralmente, mesas de vidro comportam lustres que tenham o foco da luz para cima para não ofuscar. Já mesas redondas e ovais ficam mais harmoniosas com luminárias que sigam a mesma forma”, explica Ellen.

Os números

“A altura ideal do lustre ou luminária é de 0,70 a um metro acima da mesa. É muito importante que ela não seja um empecilho visual, para que as pessoas que estiverem sentadas sejam vistas confortavelmente”, diz Ellen. “Salas e mesas pequenas comportam um modelo só, enquanto mesas retangulares vão muito bem com repetições, que estão bem em alta na decoração. A grande tendência são lustres bem grandes”, completa.

Os materiais

Combinando e contrastando principalmente com a mesa, as peças também pedem uma atenção especial na hora de escolher seu material. “Vale a pena investir em materiais que dão um efeito de luz indireta e bonita. Se a mesa é de madeira, use cristal ou vidro. Se a mesa é de vidro, use tecido ou madeira. Se for laca, use madeira ou cristal. Equilibre os materiais”, indica Samia.

Abaixo, inspire-se com projetos de sala de jantar que nós adoramos:

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s