Hotel reformado por Marcel Wanders reverencia as grandes navegações
O designer de interiores Marcel Wanders reverencia a era das grandes navegações no décor de um hotel holandês
Por Texto: Liége Copstein | Fotos: Divulgação
access_time
19 jan 2017, 15h19 - Publicado em 20 ago 2015, 13h47
Luxo absoluto, sim, mas com fartas doses de informação e arte. Assim é o projeto de interiores do Andaz Amsterdam Prinsengracht, na capital holandesa, idealizado pelo célebre designer. O passado e o presente da cidade se mesclam nas peças ao longo dos espaços, numa receita pós-moderna que compreende desde os tempos de glória dos Países Baixos até os dias de hoje, marcados com a irreverência da criação local. Mesmo a antiga atividade do lugar – uma biblioteca pública – mereceu alusão nos livros verdadeiros ou na estampa dos papéis de parede. Vale o passeio por todos os ambientes.
-
1.
zoom_out_map
1/10 (Divulgação)
Nas cabeceiras das camas, representações de peixes típicos da região ligadas a talheres pelos três pontos em “X” emprestados do brasão da cidade de Amsterdã.
-
2.
zoom_out_map
2/10 (Divulgação)
Nos banheiros, o papel de parede impresso com curiosidades sobre a Holanda faz alusão à antiga biblioteca que cedeu o prédio ao hotel.
-
3.
zoom_out_map
3/10 (Divulgação)
A sala de reuniões e estúdio para uso do hóspedes ganhou cadeiras e abajures criados por Marcel Wanders para a grife Moooi.
-
4.
zoom_out_map
4/10 (Divulgação)
A atmosfera fantástica do espaço serviu de referência para o painel Alice in Amsterdam, que limita o jardim entre duas alas do hotel.
-
5.
zoom_out_map
5/10 (Divulgação)
Espalhadas por todos os cantos, estátuas de resina em tamanho natural retratam a figura do hóspede como o “King Andaz”.
-
6.
zoom_out_map
6/10 (Divulgação)
Monitores de led pontuam os corredores que levam às áreas íntimas, alternando vídeos e imagens de obras de arte.
-
7.
zoom_out_map
7/10 (Divulgação)
As poltronas desenhadas por Marcel Wanders especialmente para este projeto unem o formato da tradicional tulipa holandeza às cores cítricas que são símbolo nacional.
-
8.
zoom_out_map
8/10 (Divulgação)
Até o visual das cubas do lavabos foi concebido pelo designer, interessado nos tons azulados da Delft, cerâmica tradicional holandesa.
-
9.
zoom_out_map
9/10 (Divulgação)
No átrio principal, na entrada do hotel, os imensos lustres apresentam formato de sino, associado por Marcel Wanders à tradição medieval de tocar a peça para trazer boas novas.
-
10.
zoom_out_map
10/10 (Divulgação)
Batizada como “O Observatório”, a instalação de cristal e luminárias de led que pende sobre o saguão principal remete aos estudos astronômicos da era de ouro das navegações holandesas.