O lugar onde uma criança dorme ou brinca é muito importante para ela. “A atmosfera desse espaço será uma referência por toda a vida”, afirma a psicoterapeuta paulista Irene Cardotti. Por isso, vale muito a pena se empenhar em construir um espaço delicioso. Aqui, você encontra cinco ambientes e uma seleção de peças que são pura inspiração.
Confira também 10 móveis com jeito de brinquedo.
-
1.
zoom_out_map
1/16
A varanda fechada do apartamento era o prolongamento natural do quarto de Sofa, 5 anos, e virou o local perfeito para ela organizar chás de boneca e desenhar. “Pinto um monte de coisas de que gosto: libélulas, brinquedos”, diz a garota. A decoração do espaço envolveu Sofa, a mãe da menina, a empresária Helena Buon, e o pai, o jornalista Marcos Fecchio. “Nossa ideia foi montar um ambiente versátil para poder criar temas específcos conforme a época do ano. Já fz um verdadeiro Dia das Bruxas lá”, conta Helena. Na medida ideal para Sofia, a minicadeira Panton (Hits, de onde também veio o pufe de sapo) compõe o canto de pintura. A estante (Decorações Santana) guarda livros e brinquedos. O piso de porcelanato da Via Rosa (Leroy Merlin) imita ladrilho hidráulico e pode ser limpo com pano úmido.
-
2.
zoom_out_map
2/16
Esta área da estante foi pensada para servir de bancada quando Sofia for maior e tiver de fazer lição de casa. Por enquanto, o vão acomoda o pufe amarelo (Hits), que oferece assento extra para as amigas. No futuro, os pais comprarão uma cadeira ergonômica para a menina.
-
3.
zoom_out_map
3/16
Este é o quarto de um garoto de 4 anos cheio de energia para brincar. “Recostamos os móveis nas paredes e liberamos o centro do espaço para o Tomás se divertir”, explica a arquiteta Andrea Aquino, que assina o projeto com Naura Gonçalves. Nos momentos mais tranquilos, o garoto se deita na área circular da estante para ler e relaxar. “É o meu esconderijo”, ele diz. A mãe, Fernanda, desejava uma decoração vibrante para o flho. “Tomás saiu do berço para o seu primeiro ambiente de menino. O quarto, para ele, foi uma grande conquista.” Os móveis prontos são da Bododó, como a cama com escotilha e a estante Biblioteca, se adaptaram à planta do quarto. As almofadas são da mesma marca. Na parede, o nome em letras soltas é um motivo de orgulho para Tomás. Tapete da Phenicia Concept.
-
4.
zoom_out_map
4/16
Ordem com cor: caixas trazem colorido ao ambiente e ajudam a organizar ainda melhor o espaço.
-
5.
zoom_out_map
5/16
Para ajudar o menino a localizar seus brinquedos favoritos, as gavetas têm a parte da frente de acrílico (desenho de Andrea Aquino).
-
6.
zoom_out_map
6/16
Brinquedoteca no jardim: um ensolarado gazebo, erguido na área externa do apartamento térreo, é o reino de Manuela, 2 anos. A menina até dá voltas de bicicletinha pelo espaço. Entra por uma porta e sai pela outra. Essa brinquedoteca privilegiada foi projetada pelas designers de interiores Andréa Bugarib, Betina Barcellos e Karina Salgado, da In House.
-
7.
zoom_out_map
7/16
“Fizemos uma estrutura leve, de madeira e vidro, com piso emborrachado para dar segurança e facilitar a limpeza”, diz Betina Barcellos. Nas paredes, bichos da foresta trazem a natureza ainda mais para perto.
-
8.
zoom_out_map
8/16
Misto de casa de bonecas e escrivaninha, o móvel laqueado (Q&E Quartos) mostra para as crianças que é tão gostoso escrever e desenhar quanto brincar. “Esse tipo de associação lúdica é benéfica aos pequenos”, acredita a designer de interiores Betina Barcellos.
-
9.
zoom_out_map
9/16
Com clima de quintal de casa, o gazebo foi construído pela Madezonia. Vidros da Primo Vidros. Nas paredes, ilustrações de Juliana Brandão. Piso da Spy Play e paisagismo de Marcelo Bellotto. Persianas no teto (Casa Mineira) regulam o calor. Na outra página, estante da Fabbrica Marcenaria.
-
10.
zoom_out_map
10/16
Mãe de Clara, 4 anos, a cenógrafa carioca Gigi Barreto não fez por menos quando planejou o quarto de brincar da pequena: montou na parede uma composição lotada de objetos que garimpa mundo afora, todos bem coloridos e divertidos, e encomendou às designers de interiores Allison Cerqueira e Renata Fragelli um móvel generoso, com portas que funcionam como lousa e espaço para livros e brinquedos. “O ambiente é lúdico, cheio de estímulos, mas foi planejado para fcar em ordem depois das brincadeiras”, aponta Gigi. Atrás da cama, usada como sofá, achados de Gigi decoram a parede.
-
11.
zoom_out_map
11/16 (Divulgação)
O laminado branco do tipo lousa foi colado diretamente nas portas de MDF e permite que Clara pinte à vontade com suas canetas coloridas (adequadas a lousas brancas). Para apagar, basta um tecido embebido com álcool e a tela fica pronta para novas criações.
-
12.
zoom_out_map
12/16 (Divulgação)
Laca branca e um tom forte de rosa se unem na estante (Marcenaria Marcelo Dofini). Caixotes com rodízios aproveitam a parte de baixo.
-
13.
zoom_out_map
13/16 (Divulgação)
No detalhe, colcha da Família Ripinica e cadeira amarela da 021.
-
14.
zoom_out_map
14/16 (Divulgação)
Jogar bola é uma das coisas que João Paulo, 8 anos, e Frederico, 5, mais gostam de fazer. Por isso, os modelos de diversos esportes ficam em ordem no quadro de avisos (Casapronta), ao lado da janela. Este é um item essencial no quarto projetado pelas arquitetas Gabriela Prado, Eliane Zogbi e Veridiana Tobar. Os tons intensos de azul e vermelho estão em itens que podem ser substituídos, como o enxoval (Pottery Barn, trazido de viagem) e os baús. Na parede, papel da Wallpaper e carro da Hits.
-
15.
zoom_out_map
15/16 (Divulgação)
A maior preocupação foi criar uma decoração que chegasse à adolescência dos garotos. “O ambiente não é engessado. Usamos camas neutras, de madeira, os baús podem ser pintados de branco, e a roupa de cama, trocada”, diz Gabriela Prado. No cantinho de estudos, o cubo se destaca e vira uma poltrona confortável para o Frederico, próxima às prateleiras que deixam os livros em ordem e sempre acessíveis.
-
16.
zoom_out_map
16/16 (Divulgação)
Com o formato de peças de um quebra-cabeça, o tampo da escrivaninha esconde um organizador com divisórias para o material escolar. Assim, tudo está à mão na hora de arrumar a mochila. A peça é da Casapronta, de onde veio todo o mobiliário do quarto.