Inspire-se no romantismo francês para decorar sua casa

A designer Carolyn Westbrook dá dicas para decorar a casa como os franceses, inspirando-se principalmente na sobreposição de texturas e tecidos

Que tal trazer o romantismo de Paris para dentro da sua casa? No livro The French-Inspired Home (publicado em inglês pela CICO Books, $29.95), a designer Carolyn Westbrook ensina truques práticos para você decorar sua casa com elementos clássicos e característicos da França. De acordo com ela, foram os franceses que desenvolveram a técnica tão presente de sobrepor texturas e cores para acalentar a casa, além de decorá-la com acessórios espelhados, muitos tecidos e objetos de aparência antiga. 

Capa-do-livro-The-French-Inspired-Home-Carolyn-Westbrook

 (/)

Mas como por esses preceitos em prática e decorar a casa? Confira as dicas listadas por ela para o site americano Architectural Digest, baseadas em quatro ambientes publicados em seu livro.

1. A estante não é só para os livros

estante-francesa-com-caixas-cestos-trançados-prataria-e-livros

 (/)

Você decora sua estante? Não? Então comece! O truque deste ambiente, em uma casa de campo, é combinar os livros a diversos objetos decorativos. Para não errar na mão, vale começar misturando apenas uma textura, porta-retratos e plantas nas prateleiras do móvel, deixando o resto do ambiente um pouco mais simples. Os cestos trançados são uma boa pedida se você tem muitos livros, já que alguns dos exemplares também podem ser abrigados dentro deles! As inspirações na natureza não param no verde: em cima da estante, um candelabro imita as galhadas de um veado.

inspiracao-do-dia-quadro-na-estante

Projeto da designer de interiores Paola Ribeiro (Salvador Cordaro/Revista CASA CLAUDIA)

As estantes de Marcia Lile para a Mostra Este Seu Olhar 2016, da Star Home, são uma versão mais limpa da estante francesa. A arquiteta aposta em plantas com vasos peculiares e até um quadro pendurado no próprio móvel, com a imagem de um veado e moldura dourada.

2. Varie nos tecidos e aposte na iluminação

quarto-frances-esverdeado-com-sobreposicao-de-tecidos

 (/)

Outra premissa do estilo clássico francês é a iluminação dramática e a sobreposição de tecidos. O tom deste quarto é dado pelas luminárias parisienses e pelos travesseiros: seda, veludo e linho são combinados e deixam a cama e daybed aconchegantes. A estrutura da cama, com colunas entalhadas, é feita em um tom neutro de cinza e é acompanhada por uma grande penteadeira e duas cadeiras estampadas.

3. Invista em espelhos — até mesmo sobrepostos

banheiro-frances-com-penteadeira-e-grande-espelho-no-chao

 (/)

O diferencial deste banheiro está em seus espelhos: um deles, ornamentado e grande, é apoiado direto no chão e emoldura o segundo, articulado em três e parte de uma penteadeira. A cadeira estampada permite ao morador se arrumar ali mesmo, após o banho na confortável banheira vitoriana. O retângulo de pastilhas pretas no piso branco delimita essa área caprichosa, enquanto um lustre delicado garante a iluminação precisa ao espaço.

4. Tenha uma paleta de cores neutra e colora com a natureza

casa-francesa-branca-com-piso-marrom-luminária-luxuosa-gabinete-espelhado

 (/)

Essa casa traz uma decoração mais leve. Nela, as paredes e os tecidos são brancos e pequenos detalhes de rosa, nos objetos e flores, acentuam a delicadeza do espaço. O hall de entrada possui uma escada curva e um grande lustre que entregam a pompa de sua arquitetura. O gabinete espelhado abriga um conjunto de taças de design e um abajur de cúpula branca, em frente a uma imponente samambaia.

 

Sabe aquele produto de decoração e design que você adorou na revista CASA CLAUDIA? Eles podem ir direto para o seu lar. Conheça o nosso Marketplace Digital.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s