Marina Abramovic: exposição é inaugurada no SESC Pompéia

A principal expoente mundial da performance, Marina Abramovic´, ganha em São Paulo sua maior retrospectiva na América do Sul.

 

É a vez de os brasileiros conhecerem de perto o trabalho de Marina Abramovic´. Até 10 de maio, São Paulo recebe a exposição Terra Comunal, com curadoria de Jochen Volz, da Serpentine Gallery. “O título é inspirado nas profundas experiências de Abramovic´ no Brasil”, conta Volz. A artista, de 68 anos, visita o país desde 1989 para pesquisar a influência dos cristais sobre o corpo e a mente. Usou as pedras nos Transitory Objects for Human Use, expostos no Sesc. Marina também selecionou oito jovens performers brasileiros, que se apresentam em paralelo. Além de ver os trabalhos, o público pode participar de encontros com a artista sérvia e sessões do seu método para desenvolver a introspeção. “Quero interagir com a cultura brasileira de diferentes maneiras”, conta Marina. “A exposição é aberta a todos, pronta para novos tipos de intercâmbio, sugerindo uma comunidade e ampliando a consciência coletiva através da arte”, explica Volz. Não haveria lugar melhor para o tema da troca que o Sesc Pompeia, edifício de Lina Bo Bardi dedicado ao encontro em meio à metrópole. Para a expografia, os arquitetos do Metro criaram divisórias brancas de 50 m de largura elevadas do chão. Ressaltam as obras, mas não ocultam o marcante teto de concreto – nem o riachinho no piso. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s