Milão: MINI e SO-IL criam espaço criativo sustentável

Em uma parceria entre o escritório SO-IL e a fabricante de veículos MINI, "Breathe" surpreende pela luminosidade e até a criação de um microclima interno

O escritório de arquitetura SO-IL e a marca de carros MINI apresentaram a instalação “Breathe”, ou “respirar”em tradução livre, na edição de 2017 da Semana de Design de Milão. Aderindo aos princípios da marca de projetar “uso criativo do espaço” com “pegada mínima”, o pequeno espaço é uma interpretação voltada para o futuro da vida urbana consciente de recursos e faz parte do programa MINI LIVING, criado pela empresa britânica.

 (Divulgação/MINI)

O trabalho desafia conceitos vivos convencionais e explora uma nova solução. Desta vez, “Breathe” propõe um tema diferente, que reage aos recursos limitados dentro dos ambientes urbanos.

 (Divulgação/MINI)

Situado em um terreno urbano de 50 metros quadrados, anteriormente não utilizado, o MINI LIVING ‘breathe’ da SO-IL é composto por uma estrutura metálica modular coberta por uma camada externa flexível e permeável à luz. Esta camada externa reage organicamente ao meio ambiente e cria uma conexão muito mais profunda entre o habitante, a casa e a natureza.

 (Divulgação/MINI)

Dentro, é dividida em um total de seis salas e um jardim supergostoso no telhado, adequado para acomodar uma pequena família.

 (Divulgação/MINI)

No piso térreo, os hóspedes são bem-vindos na grande cozinha aberta. Isso não só atua como uma interface espacial com o exterior, mas também une pessoas e encoraja o engajamento social. Subindo a escada em espiral, os vários espaços vivos estão espalhados por três andares superiores, oferecendo zonas dedicadas ao relaxamento e ao trabalho.

 (Divulgação/MINI)

A pele externa flexível inunda a instalação com luz natural, assim como filtra o ar que entra no espaço. Ele atua como um microclima completo, até mesmo ao ponto onde seu jardim do telhado, preenchido com belas plantas verdes, melhora a qualidade do ar.

 (Divulgação/)

Aqui, a água da chuva é coletada e armazenada para uso posterior em torneiras da casa ou área molhada. Além disso, este têxtil exterior reciclável e reutilizável é permutável para executar de acordo com climas diferentes, mas também para permitir fácil desmontagem e remontagem.

 (Divulgação/MINI)

Veja mais fotos abaixo:

 (Divulgação/MINI)

 (Divulgação/MINI)

 (Divulgação/MINI)

 (Divulgação/MINI)

Fonte: designboom

 (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)

 

 

 

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.