Neste apartamento, a área externa ganhou ofurô e churrasqueira
A área externa do apartamento da nutricionista Fernanda Scheer, antes só uma laje de concreto, se transformou em um acolhedor espaço de lazer para a família.
Por Reportagem Visual Zizi Carderari Texto Letícia de Almeida Alves Fotos Evelyn Müller Ilustração Carlos Campoy
access_time
19 jan 2017, 11h00 - Publicado em 11 jan 2012, 12h25
Moradores de São Paulo há quatro anos, a catarinense Fernanda Scheer e o baiano Fábio Simões queriam ter ofurô, churrasqueira e muito verde na área externa de seu apartamento térreo. O desejo do casal representou um desafio para a arquiteta paisagista Eliane Fortino. Como criar um ambiente convidativo em um espaço plano e concretado sobre a garagem do prédio? A profissional lançou mão de patamares para aproveitar melhor os 100 m² disponíveis e recorreu a vasos e canteiros elevados para acomodar as espécies. “Isso fez surgir um jardim onde não era possível plantar diretamente no solo”, diz Eliane.
-
1.
zoom_out_map
1/10
O ofurô recebeu degraus de ipê, com diferentes alturas e formatos, para disfarçar o volume do tanque. No local, ficam dispostos zabutons coloridos (Futon Brasil), lanternas e vasos com hera e agapanto (L’Oeil).
-
2.
zoom_out_map
2/10
O corredor que dá acesso ao jardim é repleto de vasos com hera e árvores floridas, como a primavera e o manacá-de-cheiro.
-
3.
zoom_out_map
3/10
Churrasqueira a gás da Char-Broile bancada de ardósia da Pedras Morumbi.
-
4.
zoom_out_map
4/10
Uma cobertura metálica com fechamento de bambu (A Morada) sombreia a área de refeições. No piso, cerâmica da Castelatto. Os vasos têm romã e alecrim, e a jardineira de tijolos, gardênia e evólvulo.
-
5.
zoom_out_map
5/10
A prancha, presente de casamento, fica presa na parede próxima ao deque.
-
6.
zoom_out_map
6/10
Vasinhos esmaltados (L’Oeil) com temperos.
-
7.
zoom_out_map
7/10
O espelho de 1,80 m x 60 cm reflete um canteiro de agapantos.
-
8.
zoom_out_map
8/10
Esta caixa de peroba-rosa (Empório Brasil) contém a máquina externa do ar-condicionado: o buquê-de-noiva e o véu-de noiva ocultam o equipamento. No tampo, há buxinho e ripsális.
-
9.
zoom_out_map
9/10
Espécies de plantas: 1. Gardênia (Gardenia jasminoides Ellis.) 2. Evólvulo (Evolvulos glomeratus Nees et Mart.) 3. Ametista (Plectranthus lamiaceae) 4. Hera-do-cabo (Senecio macroglossus DC.) 5. Manjericão (Ocimum basilicum) 6. Romã (Punica granatum) 7. Alecrim (Rosmarinus officinalis) 8. Primavera (Bouganvillea spectabilis) 9. Véu-de-noiva (Spiraea cantoniensis) 10. Buquê-de-noiva (Spiraea cantoniensis Lour.) 11. Buxinho (Buxus sempervirens L.) 12. Ripsális (Rhipsalis bacífera Mill. Stearn) 13. Manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora) 14. Agapanto (Agapanthus africanus Hoffm.).
-
10.
zoom_out_map
10/10
A moradora curte seu cantinho verde ao lado de um buquê de ametistas.
Os volumes projetados pela paisagista receberam a função de delimitar espaços e dar movimento à paisagem. Construídas com tijolos aparentes, muretas com jardineiras fizeram surgir um novo espaço de plantio, além de delimitar o ambiente do ofurô. “Todos os cantinhos têm detalhes charmosos como esse”, explica Eliane. “Agora, minha filha Valentina, de 2 anos e meio, usufrui de um contato maior com a natureza”, afirma Fernanda, grávida de Antônia. “Nós, que viajávamos todosos fins de semana para a praia, passamos a ficar cada vez mais em casa.”