Conforto, prazer, calma, alegria. Uma composição de tons bem elaborada tem o poder de despertar as melhores sensações e criar atmosferas especiais nos ambientes. A inspiração pode vir da natureza, como no quarto e na sala de estar mostrados a seguir. Um reúne tonalidades da terra, enriquecidas por matizes da romã e da flor de paineira, enquanto a outra tem como referência as nuances do figo maduro. Contraponto a essas propostas, o canto de leitura empresta a paleta viva do estilo Memphis, em voga nos anos 1980, um estímulo e tanto ao bom humor. Além de apresentar três decorações com misturas encantadoras, esta reportagem traz ainda conjuntos de tecidos e sugestões de cores de tinta afinadíssimos com as propostas dos espaços. Assim fica mais fácil recriar o clima de sua preferência.
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Matizes reconfortantes. Com os tons reconfortantes da terra, como o bege das cerâmicas, do linho e do algodão, associados aos marrons trazidos do chocolate e dos grãos torrados de café, o designer de interiores Júlio Rosa criou a base para compor a decoração deste quarto de casal. "O desejo era conquistar uma atmosfera gostosa, que tanto transmitisse tranqüilidade e acolhimento como alegria e prazer", comenta. Para construir esse clima, o designer manteve-se coerente aos matizes da natureza, acrescentando as tonalidades avermelhadas da romã e os toques róseos evocados pela flor da paineira. O visual envolvente do espaço é resultado também da mistura de texturas que aparecem nos tecidos da roupa de cama, na lona que reveste a cabeceira, no tapete e nos objetos. "Em harmonia com o mobiliário contemporâneo, a presença de peças antigas, como a cômoda pintada de vermelho, confere estilo ao espaço", explica. A cabeceira foi revestida de lona da JRJ Tecidos pela Decorações Spina. A roupa de cama e a almofada de tricô são da Blue Gardenia. -
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O banco, os potes e a fruteira marroquinos vieram da LOeil. -
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Escolhida a paleta de cores, a proposta começou a se concretizar com a pintura das paredes (Marrom Ancient, ref. LKS 2174*, da Lukscolor). A cômoda antiga recebeu pintura nova (Carmim Aveludado, ref. 30 YR 11/393, da Coral), executada por Antonio Almeida. A imagem da santa, esculpida por Osmundo Teixeira, e o tapete são da By Kamy. Banqueta laranja da Conceito Firma Casa e libélula da Madera Um. Luminárias da Fas. -
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Repare na foto acima que a mescla de tonalidades se mantém fiel aos elementos de inspiração, como a flor da paineira e o chocolate, até mesmo na escolha dos objetos. "Essa é a estratégia segura para preservar a harmonia do espaço e evitar a poluição visual", explica Júlio Rosa. Mesa lateral da Llussá Marcenaria. -
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Detalhe da romã, cujas nuances das sementes e da casca também estão entre as referências do ambiente. -
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Se você quiser copiar o clima do quarto das páginas anteriores, o truque é deixar os marrons e beges, mais sóbrios, para as superfícies maiores, como a parede e a roupa de cama, e salpicar o ambiente com detalhes de matizes mais vivos, como as almofadas. Estes tecidos estão alinhados com essa proposta: 1. Seda rústica da Empório Beraldin. 2. Camurça sintética da regatta Tecidos. 3. Sunbrella (tecido acrílico resistente à água) da Regatta Tecidos. 4. Camurça sintética da Regatta Tecidos. 5. Seda da Villa Nova. 6. Linho do Empório Beraldin. 7. Sunbrella da Regatta Tecidos. 8. Camurça sintética da Regatta Tecidos. 9. Linho do Empório Beraldin. -
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Outras cores de tinta que remetem ao chocolate e às frutas maduras. -
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Equilíbrio de claros e escuros. Da riqueza de tons percebida no figo maduro, o designer de interiores Fernando Piva tirou a paleta de cores da sala de estar. "Nessa fruta de coloração fascinante, existem veios esverdeados quase amarelos, uma camada diáfana de cinza e variações sutis de roxo - que ganham um realce surpreendente na presença de azuis", descreve Piva. Na prática, a decoração começou pela escolha do sofá com um tom de púrpura profundo, semelhante à parte mais escura da casca do fruto. Em seguida, para equilibrar o visual, veio a seleção da cor da parede, um matiz suave de azul. "Essa opção ressalta as peças marcantes sem disputar a atenção com elas", observa. Porções de branco, ouro e prata, em objetos, tecidos e pequenos móveis, foram acrescentadas à receita para iluminar as tonalidades mais densas. "Quando a escolha de cores parte de um tom muito escuro, a ideia é ir clareando para atingir um resultado suave."Junto à parede azul (Something Blue, ref. SW 6800*, da Sherwin-Williams), o sofá de camurça sintética é da LOeil, de onde também vieram a mesa lateral de madeira e as almofadas roxas. Já o modelo verde estampado é da DBox, e o cinza, da Safira Sedas. A mesa de metal, da Artefacto, apoia luminária de Jonathan Adler, da Conceito Firma Casa, mesma loja dos banquinhos prata e amarelo. Ao centro, mesa da Marché Art de Vie. Fotos na parede de Carol Quintanilha. -
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Mesa da Dbox. -
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A tela de Virna Levi (Arterix). A gaze de linho da cortina (confecção de Monica Bagatelli) e o piso são da Vitrine. -
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A poltrona de veludo (DBox) e o tapete (Vitrine) remetem à camada acinzentada presente na casca, enquanto a almofada de seda (LOeil) traz uma nuance delicada de roxo, mostrando que os detalhes da decoração podem fazer um degradê com o tom principal. -
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Ao aproximarmos os figos dos detalhes do ambiente, notamos como o projeto tomou emprestado da fruta as tonalidades predominantes. -
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Na sala de estar, as cores frias, como o azul e o cinza, ocupam boa parte da cena. Mesmo assim, o resultado é aconchegante. O segredo está em escolher, dentro da família desses tons, opções alegres e vivas, como é o caso do turquesa. Esta seleção de tecidos é um exemplo de mistura feliz: 1. Camurça sintética da Regatta Tecidos. 2. Linho da Villa Nova. 3. Sarja da Villa Nova. 4. Linho do Empório Beraldin. 5. Sunbrella da Regatta Tecidos. 6. Seda da Villa Nova. A pulseira turquesa é da Montage. -
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Paredes nestas tonalidades evocam tranquilidade e sofisticação. -
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Expressão de bom-humor. Criar peças de formas inusitadas, cobertas por cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e nuances que lembram os corantes artificiais da indústria alimentícia, está entre as marcas da escola Memphis, lançada na década de 1980 pelo designer Ettore Sottsass, um austríaco radicado na Itália. O movimento inspirou os arquitetos Caio e Beatriz Andreazza no projeto deste canto de leitura. "A proposta vanguardista do Memphis causou espanto no Salão do Móvel de Milão de 1981 e hoje retorna como expressão do caleidoscópio de influências de nossa época", diz Caio. Com paredes amarelas, tapete roxo e vidros de Murano ultracoloridos, o ambiente não escapa das referências kitsch, evocadas para criar uma atmosfera bem-humorada. "Concentramos vários elementos do estilo neste pedaço do apartamento. Nos demais ambientes, entretanto, ele aparece de forma diluída para o resultado não ficar cansativo." A cor na parede (Amarelo Pinoli*, da Suvinil) contrasta com o tapete cobalto da Oca. O sofá-chaise (Carbono) ganhou almofadas do Empório Beraldin. Revisteiro da Ícone Casa e cômoda da Galeria Arte Mobília. Poltrona Concreta, com cordas no encosto, da Dpot. Na estante, abajur Anita (La Lampe), luminária Lampadina (DBox), latas da Conceito Firma Casa e letra da Loja do Bispo. Mesa roxa do Passado Composto Século XX e aparelho de som da Bang & Olufsen. Na parede, quadros de Edney Antunes (Clássica e Moderna). -
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Nos detalhes, peças de Murano da Via Collezione. -
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Pote amarelo da italiana Alessi. -
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Neon da Loja do Bispo. -
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A mesa laranja dos anos 1970, de madeira laqueada (Passado Composto Século XX), recebe vaso-caveira de louça lilás da DBox. Sobre o tapete, telefone azul-neon da Bang & Olufsen - os anúncios de neon, aliás, são outra fonte de inspiração para o colorido do mobiliário Memphis. -
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Mais uma vez, a receita para a combinação dar certo está na busca de equilíbrio e na coerência com a proposta inicial. Do amarelo que lembra a penugem de um pintinho ao lilás-pastel, que traz momentos de calmaria, mesmo adicionado em pequenas doses, este conjunto de tecidos evoca a paleta nada convencional do estilo Memphis: 1. Seda da Villa Nova. 2. Sarja da Villa Nova. 3. Linho do Empório Beraldin. 4. Linho da Villa Nova. 5. Linho do Empório Beraldin. -
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Cores tiradas de doces como os macarons dão efeito jovial às paredes Beraldin. 4. Linho da Villa Nova. 5. Linho do Empório Beraldin.