Pomar em casa: as espécies de frutíferas indicadas para plantar em vasos

Com um pouco de espaço, escolhendo as espécies certas e tendo alguns cuidados, você vai ver que é possível montar seu cantinho verde dentro de casa

1-árvores-frutíferas-varanda

Árvores frutíferas como jambolão, minimorromãs e larajinhas-kinkan, todas plantadas em vasos pela equipe da Malu Paisagismo em jardim projetado pela arquiteta Lays Sanches. (/)

Imagina poder voltar à infância e colher fruta do pé? Esse é o desejo de muitas pessoas que vivem em grandes cidades, moram em apartamentos e quase não têm contato nenhum com plantas. Há um gostinho especial em saborear algo cultivado por nós mesmos. 

Com um pouco de espaço, escolhendo as espécies certas e tendo alguns cuidados, você vai ver que é possível montar um pomar dentro de casa. Além de ficar lindo, proporcionar o prazer de colher fruta do pé, esse tipo de árvore atrai passarinhos e contribui positivamente para o ecossistema.

2-árvores-frutíferas-varanda

Jabuticabeira na varanda, com projeto do arquiteto Marcelo Rosset e das paisagistas Claudia Diamant e Marina Taliberti Galvanese Domingues. (/)

Espécies certas

Jabuticabeiras, pitangueiras e variedades do limão são as espécies mais tradicionais para cultivar em casa. Mas as árvores que produzem romã, amora, acerola, morango e goiaba também se adaptam bem em vasos, já que medem em média 1,5 a 2 metros, funcionando em sacadas, varandas e terraços. Espécies mais robustas como abacateiro e mangueira já não funcionam em ambientes menores.

Cuidados

Para sua árvore ser bem sucedida é necessário um vaso com boa drenagem, possibilitando o escoamento do excesso de água, quando houver. “O solo para o cultivo deve ser rico em matéria orgânica e é preciso se atentar às regas periódicas e ter insolação adequada no local”, ensina a arquiteta e paisagista Camila Simhon, do escritório Item 6.

3-árvores-frutíferas-varanda

Romãzeiras na varanda, projeto do paisagista Odilon Claro. (/)

Como plantar

“É de extrema importância sempre preservar o torrão da muda, que é o “berço” de terra que vem em volta da raiz”, orienta Camila. O vaso, que deve ter no mínimo 50 cm de altura, precisa ter um furo na parte inferior para o escoamento da água. Por isso, antes de colocar a terra e a muda, faça uma espécie de “sanduíche” com manta bidim e argila expandida. Comece com uma camada de manta, para proteger o furo de algum entupimento, depois argila e depois a manta de novo. Em seguida coloque terra adubada rica em matéria orgânica, posicione a muda no meio (o fim do torrão deve estar uns 10 cm abaixo do fim do vaso) e, então, complete com terra e dê acabamento.  “Gosto de finalizar com casca de árvore, elas protegem o solo e o mantém úmido. Evitam que ervas daninhas e matinhos indesejados se desenvolvam”, completa a paisagista.

Rega

O processo deve ser feito de acordo com as estações do ano, a temperatura ambiente e a umidade do ar. “Em locais ou épocas frias, molhe duas vezes por semana. Nos dias mais quentes, três vezes, sem encharcar o solo. Uma boa dica é sempre verificar com o dedo como está o solo antes de regar”, sugere Camila.

4-árvores-frutíferas-varanda

Vaso com miniromã branca, à esquerda, em jardim projetado pelo paisagista Odilon Claro, da Anni Verdi. (/)

Poda

Os galhos devem ser podados sempre que necessário. “O ideal é contratar um jardineiro especialista pelo menos na primeira vez. O profissional pode ensinar o morador a fazer e depois é possível podar sozinho”, finaliza.

5-árvores-frutíferas-varanda

 (/)

Veja também:

15 plantas ótimas para cultivar dentro de casa

8 quartos decorados com plantas para você se inspirar

Ideias práticas para trazer a natureza para dentro de casa

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s