Primrose yellow: a aposta ensolarada da Pantone para a primavera
O amarelo pode ser o astro-rei de qualquer ambiente, desde que usado com prudência. Confira 15 ambientes com a cor e inspire-se!
access_time
26 out 2017, 17h30 - Publicado em 9 out 2017, 21h28
–– (Divulgação/Pantone)
O amarelo é a cor mais luminosa de todo o espectro. Por esse motivo, é também a que mais atrai os olhos, pois aumenta a atividade cerebral e eleva os níveis de energia. Em praticamente todas as culturas do mundo, essa cor primária é sinônimo de felicidade. Não é à toa que o famoso pintor expressionista Vincent Van Gogh dedicou anos de sua breve vida à explorar diferentes tonalidades do amarelo, pois, em sua percepção, representava, muito além do fator estético, o bem-estar e a completude que ele almejava.
Para a primavera de 2017, a Pantone, mundialmente conhecida pela autoridade em cores, optou por uma paleta brilhante e viva, ou que transmite uma qualidade terrosa. As 10 cores selecionadas são remanescentes dos tons que nos rodeiam na natureza. Entre elas, destaca-se o Primrose yellow, uma versão esmaecida e mais avermelhada do amarelo primário. A cor, que leva o nome da flor de prímula e remete aos dias ensolarados, foi escolhida, de acordo com Laurie Pressman, Vice-Presidente do Pantone Color Institute, por conta do seu “calor e vitalidade, convidando-nos para seu acolhimento instantâneo”.
Tendência no mundo da moda, esse amarelo é sempre o foco de luz em qualquer combinação. No entanto, é necessária cautela para dosar o tom no ambiente sem perder a mão. Pensando nisso, nós fizemos uma seleção de 15 ambientes em que o Primrose yellow rouba a cena na medida certa, e consegue levar aconchego e descontração à qualquer cantinho. Confira!
-
1. Bancada junto à parede, em peça única, no apartamento da arquiteta Andrea Pimentel.
zoom_out_map
1/15 Bancada junto à parede, em peça única, no apartamento da arquiteta Andrea Pimentel. (Luis Gomes/Revista CASA CLAUDIA)
-
2. Arte e mobiliário dos séculos 18 e 19, como o catre nordestino com futon amarelo, no antiquário M'Boitatá.
zoom_out_map
2/15 Arte e mobiliário dos séculos 18 e 19, como o catre nordestino com futon amarelo, no antiquário M'Boitatá. (Jomar Bragança/Revista CASA CLAUDIA)
-
3. Como o amarelo rouba a cena em qualquer ambiente, o arranjo de parede, criado pelo arquiteto Cezar Aumart, foi feito com tons sóbrios para não brigar com a cor.
zoom_out_map
3/15 Como o amarelo rouba a cena em qualquer ambiente, o arranjo de parede, criado pelo arquiteto Cezar Aumart, foi feito com tons sóbrios para não brigar com a cor. (Evelyn Muller/Revista CASA CLAUDIA)
-
4. O sofá B & B Italia é o ponto de luz deste living com paredes brancas.
zoom_out_map
4/15 O sofá B & B Italia é o ponto de luz deste living com paredes brancas. (Divulgação/CASA CLAUDIA)
-
5. Revestimento da série Cross, do Estúdio Mosaico.
zoom_out_map
5/15 O sofá amarelo combina com o Revestimento da série Cross, do Estúdio Mosaico. (Divulgação/CASA CLAUDIA)
-
6. Ambiente pintado com a cor SW 9179 Anchors Aweigh, da paleta do tema Luz da Noite, da Sherwin-Williams.
zoom_out_map
6/15 Neste hall, o armário amarelo contrasta com as paredes pintadas em um azul escuro, SW 9179 Anchors Aweigh, da Sherwin-Williams. (Divulgação/CASA CLAUDIA)
-
7. Apartamento duplex da arquiteta a autoria do projeto Marina Dubal.
zoom_out_map
7/15 Apartamento duplex da arquiteta a autoria do projeto Marina Dubal. O destaque do projeto é a cadeira amarela. (Daniel Mansur/Revista CASA CLAUDIA)
-
8. Sala com poltrona Pesce, de Gaetano Pesce, de uma casa em projeto da arquiteta Bela Gebara.
zoom_out_map
8/15 Sala com poltrona amarela Pesce, de Gaetano Pesce, de uma casa em projeto da arquiteta Bela Gebara. (Salvador Cordaro/Revista CASA CLAUDIA)
-
9. Ana Moraes, artista plástica, que reformou mesa de jantar velha e mola de colchão abandonada.
zoom_out_map
9/15 Ana Moraes, artista plástica, que pintou a mesa de jantar velha de amarelo. (Gui Morelli/Revista CASA CLAUDIA)
-
10. Apartamento do cineasta Marcelo Brennand com projeto de reforma dos arquitetos André Bacalov, Kika Mattos e Marcela Penteado, do escritório Triart Arquitetura.
zoom_out_map
10/15 No apartamento do cineasta Marcelo Brennand, com projeto de reforma do escritório Triart Arquitetura, as cadeiras Warren Platner em amarelo dão um toque moderno e descontraído. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
-
11. Área-social-do-apartamento-com-estilo-vintage,-da-empresária-Neide-Dantas-de-Oliveira,-projetado-pelo-arquiteto-Antônio-Ferreira-Júnior.
zoom_out_map
11/15 Área social do apartamento com estilo vintage, da empresária Neide Dantas de Oliveira, projetado pelo arquiteto Antônio Ferreira Júnior A mesinha de centro amarela completa o visual com um tom divertido. (Luis Gomes/CASA CLAUDIA)
-
12. Parede revestida de tcnocimento, Casa 7 Revestimentos; teto de concreto e piso cerâmico de Tchlam, LPM Mármores e Granitos; mesa de centro e almofadas, Micasa e quadro de Claudio Torres.
zoom_out_map
12/15 Neste partamento, projetado pelo Arquiteto Carlos Otávio Oliveira, a sala com paredes de cimento ganhou vida com acessórios coloridos e a mesinha de centro amarela. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)
-
13. Apartamento de Ademir Bueno e André Araujo, arquiteto que assina o projeto de reforma do imóvel.
zoom_out_map
13/15 A cadeira de balanço amarela dá o tom no apartamento de Ademir Bueno e do arquiteto André Araujo. (Evelyn Muller/Revista CASA CLAUDIA)
-
14. Sala da escritora Danuza Leão. A cor escolhida para os sofás foi o amarelo, que substituiu o carmin e trouxe personalidade.
zoom_out_map
14/15 Sala da escritora Danuza Leão. A cor escolhida para os sofás foi o amarelo, que substituiu o carmin e trouxe personalidade. (Andre Nazareth/CASA CLAUDIA)
-
15. No escritório da arquiteta Anna Maria Parisi, a estante com nichos de diferentes tamanhos ganha vida neste tom de amarelo.
zoom_out_map
15/15 No escritório da arquiteta Anna Maria Parisi, a estante com nichos de diferentes tamanhos ganha vida neste tom de amarelo. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)
Veja também: 5 peças de design que amamos
https://www.youtube.com/watch?v=fO7Ayoy2mIU
–– (Divulgação/CASA CLAUDIA)