-
1.
zoom_out_map
1/11 (Divulgação)
Parede texturizada. A superfície recebeu uma massa (Terracor) de aparência próxima à do limestone do piso. Essa opção representa uma economia de tempo e matéria-prima. Nicho iluminado. Um rasgo na alvenaria (2,36 m x 7,5 cm, altura de 36,2 cm) expõe objetos sob a luz de dicroicas embutidas (Wall Lamps). Acessórios da Ducha e da Vallvé. O ambiente, com paredes texturizadas, prima pelos tons tranquilos e pela linguagem limpa, garantida pelas chapas de limestone Mont Dore, que compõem bancadas, nichos e ofurô.“Os moradores queriam um lugar acolhedor e romântico”, diz Ricardo Miura. “Nossa ideia foi oferecer mais um espaço de estar dentro da casa.”
-
2.
zoom_out_map
2/11 (Divulgação)
Ofurô de pedra. Mede 1,80 m x 96 cm, altura de 63,30 cm, e foi construído com limestone (Via Marmi). Na lateral, seis compartimentos guardam toalhas e roupões (Casa Almeida).
-
3.
zoom_out_map
3/11 (Divulgação)
Usos definidos. De um lado da parede, ficam boxe, ofurô e bancada principal. Do outro, separadas por uma porta de vidro, a bancada menor e a bacia sanitária. Metais da Deca.
-
4.
zoom_out_map
4/11 (Divulgação)
Em uma casa reformada pelo arquiteto Ricardo Miura e pela designer de interiores Carla Yasuda, em São Paulo, o antigo banheiro do casal deu lugar a uma sala de banho contemporânea e iluminada, de 14 m².
-
5.
zoom_out_map
5/11 (Divulgação)
Iluminação adequada. Acima do espelho, a canaleta de alumínio com pintura eletrostática e difusor de policarbonato (modelo RK 03061, da Reka) proporciona luz homogênea com lâmpadas de 40 W. Apoio extra. No lugar de um armário fechado, a prateleira inferior, de concreto bruto, organiza revistas e toalhas. A peça tem a profundidade 3 cm maior que a superior. Suspensa, facilita a limpeza do piso. Armário discreto. A peça, com porta espelhada e 20 cm de profundidade, instalada na lateral da bancada, é suficiente para acomodar os produtos de higiene usados mais frequentemente. Tom suave. Verde-água, as pastilhas de vidro de 2 x 2 cm (Vidrotil) amenizam o concreto do piso (placas de 80 x 80 cm, da Solarium) e das bancadas e remetem aos acabamentos em voga nos anos 1970. Bancada estreita. Para assegurar a leveza visual, a bancada se resume a uma prancha de concreto envernizado, de 2,30 m de largura x 35 cm de profundidade, que acomoda duas cubas (Deca). Apoio extra. No lugar de um armário fechado, a prateleira inferior, de concreto bruto, organiza revistas e toalhas. A peça tem a profundidade 3 cm maior que a superior. Suspensa, facilita a limpeza do piso. “Sempre adorei o espaço, a luminosidade e a disposiçãodas peças do ambiente. Só pedi aos arquitetos que mudassem os revestimentos e criassem uma bancada mais leve”, conta o morador, o fotógrafo Fábio Mattos. Os profissionais da Nitsche Associados resolveram a questão com pastilhas de vidro e concreto. “Mantive o espaço de antigamente e ganhei o visual moderno”, finaliza Fábio.
-
6.
zoom_out_map
6/11 (Divulgação)
O apartamento dos anos 1970 praticamente veio abaixo. Apenas o banheiro de 6 m² permaneceu do mesmo tamanho e com a mesma configuração.
-
7.
zoom_out_map
7/11 (Divulgação)
Claridade abundante. A claraboia no teto capta a luminosidade natural. Já os spots embutidos no recorte retangular do espelho e na caixa de gesso garantem luz suficiente para o uso da bancada. Paredes acolhedoras. Elas receberam tecnocimento na cor areia (NS Brazil). O acabamento requer superfícies secas e livres de fissuras para uma aplicação sem emendas. Toalheiros cromados da Punto. Boxe generoso. Na área de 2,60 x 1,25 m, fechada com vidros fixos e uma porta de 60 cm de largura, foi possível acomodar dois chuveiros de teto. Eles e os misturadores são da linha Izy (Deca). Bancada inteiriça. Composta de uma única peça de Corian (fornecido pela Ornare), tem cuba esculpida no próprio material. Observe que no armário de resina barbante os puxadores são cavados. Piso setorizado. Pastilhas de mármore Gavi Colore Anticato (Mosarte) recobrem a área molhada, enquanto o trecho em frente à bancada foi revestido de canela clareada de demolição (Casulo Design). No apartamento de um solteiro, em São Paulo, reformado pela arquiteta Carolina Rocco, este banheiro ganhou a madeira de demolição do piso, o tecnocimento, que reveste as paredes, e as pastilhas de mármore do boxe. O ambiente conta ainda com boas soluções de arquitetura de interiores, como a caixa de gesso acima da bancada, que esconde o ar-condicionado do quarto e embute a iluminação.
-
8.
zoom_out_map
8/11 (Divulgação)
O banheiro tem 8,80 m² e se beneficia da farta iluminação natural, que vem do teto, responsável por ressaltar as texturas dos materiais.
-
9.
zoom_out_map
9/11 (Divulgação)
Cuba dupla. Também na bancada de mármore branco pigués (execução da Euromarble), marido e mulher dispõem de um espaço próprio. As duas cubas foram cavadas na pedra na superfície de 3,05 m de largura x 60 cm de profundidade. Arranjo encantador. Note a delicadeza do buquê de lírios-brancos e dos vidros de perfume arrumados na bandeja de prata (Tania Bulhões Home). O conjunto se casa com as arandelas art déco (Passado Composto), acima dos toalheiros. Pufe luxuoso. Refletido no armário com portas espelhadas (Vidroart), o estofado de tecido atoalhado (JRJ), com acabamento do tipo capitonê e franjas, reforça a aura clássica do ambiente.
-
10.
zoom_out_map
10/11 (Divulgação)
Integração parcial. Embora os equipamentos sejam individuais, o boxe do casal é um espaço sem separação interna. Os toaletes, por sua vez, ficam isolados (veja planta). Toalhas da Trousseau. Banho sob a luz. No mesmo rasgo do teto em que foram instalados os chuveiros Cromo (Deca), o arquiteto embutiu pontos de luz. Um sistema semelhante (Wall Lamps) foi replicado acima da bancada. Antes de tamanho convencional, o banheiro da suíte deste apartamento paulistano virou um espaço luxuoso, no qual há chuveiros e toaletes privativos para o casal de proprietários, além de hidromassagem e área de convívio. Projeto de Roberto Migotto.
-
11.
zoom_out_map
11/11 (Divulgação)
“Propus ampliá-lo bastante e transformá-lo em sala de banho”, diz o arquiteto Roberto Migotto, autor do projeto. Para isso, o ambiente incorporou a área de outroscômodos e ficou com 25,30 m², recobertos de alto a baixo de mármore branco pigués - essa escolha ressalta a elegância da proposta.