Quintal tem árvores frutíferas, horta em caixotes e hidromassagem

Árvores frutíferas, horta plantada em caixotes e hidromassagem deixaram um quintal antigo novo em folha.

01-quintal-tem-arvores-frutiferas-horta-em-caixotes-e-hidromassagem

 (/)

Na área externa desta morada, em São Paulo, o casal de proprietários costuma tomar o café da manhã. No fim da tarde, chega a hora de ver os sabiás se regalarem nas frutíferas. No quintal, os dois também colhem os temperos e os legumes para suas receitas. “Somos apaixonados por este cantinho”, diz a tradutora Renata Bedricovetchi. Mas nem sempre foi assim. Por dez anos, o espaço serviu aos filhos, e as poucas plantas e a piscina eram suficientes para a diversão. “Os meninos saíram de casa e, então, chegou nossa vez de curtir o jardim”, conta o marido, o arquiteto Ricardo Vasconcelos, responsável pelo projeto. Ele revestiu os muros usando tábuas do antigo deque, transformou a piscina numa hidromassagem e cobriu o piso de pedra são tomé e granilite rústico.

02-quintal-tem-arvores-frutiferas-horta-em-caixotes-e-hidromassagem

 (/)

03-quintal-tem-arvores-frutiferas-horta-em-caixotes-e-hidromassagem

 (/)

Horta e frutíferas

Com fores, frutas e muito verde, cultivados em vasos e canteiros, este jardim requer cuidados diários da dona da casa, uma amante da natureza.

Renata faz questão de lidar pessoalmente com as plantas: prepara o adubo com borra de café e rega as árvores e as mudas uma ou duas vezes por dia, com água filtrada, dependendo do calor. No muro, coberto de fibra de coco, dispôs 150 samambaias (1) e, nos canteiros laterais, o pé de jabuticaba (2) e o de romã. Plantada em vaso, a cavalinha (3) enfeita o lago de carpas. Na área mais ensolarada do terreno, a horta foi organizada em caixotes forrados de manta de fibra de coco para o substrato não vazar pelas ripas quando chove. Beterrabas e cenouras (4) crescem no mesmo espaço. Ramas de tomate (5) avançam pela parede, tutoradas por fios de náilon. Aqui (6), cultivam-se alho e, ao fundo, abacaxi. Já os tomates convivem com o manjericão (7), um antídoto natural contra pragas. Perfumada, a hortelã (8) ganhou um lugar só para ela. A batata-doce (9) se esparrama pela alvenaria recuada do muro.

04-quintal-tem-arvores-frutiferas-horta-em-caixotes-e-hidromassagem

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s