Rega em vasos grandes

Como saber se você está usando a quantidade adequada de água?

“Qual a melhor forma de regar espécies plantadas em vasos grandes? Como posso evitar que o prato usado para proteger o piso fique cheio de água?” Ângela Alves, por e-mail.

cc608_secoes26_01

 (/)

Se a água da rega chega a vazar para o prato sob o vaso, a ponto de enchê-lo, é um sinal de que você está exagerando na quantidade de líquido. A primeira providência, portanto, é ajustar o volume oferecido à planta em cada rega. Para chegar à quantidade adequada, você terá que fazer alguns testes. Coloque 1 litro de água, por exemplo, e observe se ela escoa para o prato. Em caso positivo, diminua o volume no dia seguinte, e assim por diante, até notar que não existem mais excessos. Quando descobrir a medida certa, defina também a frequência (ou seja, o número de regas durante a semana). Paisagistas costumam usar o truque de espetar o dedo na terra do vaso para verificar se chegou o dia de colocar mais água: regue se o solo estiver ressecado e aguarde mais um pouco se estiver muito úmido. Uma dica importante é molhar as plantas pela manhã. Assim, a espécie terá o dia todo para usar o líquido para manter seu metabolismo funcionando e sua temperatura equilibrada. À noite, a umidade fica retida na terra e pode levar à proliferação de fungos e bactérias e ao apodrecimento das raízes. Outro cuidado essencial para evitar esses problemas é observar a drenagem. Monte o vaso com uma camada de cascalho ou argila expandida no fundo, coberta por um pedaço de manta de drenagem, antes de colocar a terra. Quanto ao prato, apoiá-lo em uma base, com ou sem rodízios, é uma forma de proteger o piso de arranhões e do contato com a água, especialmente se a superfície for de madeira. Por fim, para prevenir a dengue, é recomendável encher o recipiente de areia.

Consultores: paisagistas Gigi Botelho, tel. (11) 3892-2588, Rodrigo Oliveira, tel. (11) 3045-1423, e Alessandra Mitteldorf, tel. (11) 3297-2995, São Paulo.

Dúvidas sobre decoração? Mande sua pergunta para casaclaudia.abril@atleitor.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s