O que vem à mente quando pensamos na arquitetura de Recife são as construções em estilo colonial, com influência francesa, holandesa e portuguesa. Mas a capital de Pernambuco esconde muitas surpresas, como uma réplica de um castelo medieval e uma torre exótica e reluzente. Escolhemos quatro construções recifenses para você conhecer quando estiver cansado de dançar frevo.
Parque das Esculturas de Francisco Brennand

(/)
O parque instalado sobre o molhe do porto abriga obras do artista plástico Francisco Brennand. A principal delas é a exótica Torre de Cristal, cuja forma foi inspirada por uma flor descoberta pelo paisagista Roberto Burle Marx.
Endereço: Arrecifes do Porto, s/n – Bairro do Recife
Ponte Maurício de Nassau

(/)
Reconstruída em 1917, ela ocupa o mesmo lugar onde ficava a primeira ponte da América Latina, erguida por Maurício de Nassau no século 17. Pintada de vermelho e amarelo, interliga os bairros do Recife e Santo Antônio.
Instituto Ricardo Brennand

(/)
Fundado em 2002 pelo colecionador Ricardo Brennand, o instituto conta com uma réplica de um castelo medieval cercado de verde. Chamada de Museu Castelo São João, a construção abriga um acervo de armas brancas.
Endereço: Alameda Antônio Brennand, s/n – Várzea
Mercado de São José
(/)
O edifício de 1875 é o mercado mais antigo pré-fabricado em ferro do país. Sua estrutura segue o padrão europeu dos prédios construídos com o material, que foi importado da França para sua construção.
Endereço: Praça Dom Vital Recife, 509 – São José