Sala de jantar: 10 boas ideias de decoração

Móveis confortáveis, materiais práticos e combinações cheias de personalidade são as apostas para tornar o ambiente mais acolhedor

Integração sob medida. Unir sala de jantar a cozinha foi o jeito encontrado pelo escritório Ah!Sim, de São paulo, de ampliar os espaços. “Mas bolei um brise de peroba (Marcenaria Técnica), do piso ao forro, a fim de garantir a privacidade do cozinheiro e criar um anteparo para posicionar a mesa”, explica o arquiteto rodrigo Martins. Compacto, o móvel com tampo de mármore nero marquina é da Tok & Stok, bem como as cadeiras.

01-sala-de-jantar-boas-ideias-de-decoracao

 (/)

 

Moderno e clássico em sintonia. Os moradores fizeram uma única exigência à designer de interiores Luciana Penna e à arquiteta Olívia Messa, de São Paulo: ter um lustre de cristal (Jair Lustres Antigos). “Em contraponto, elegemos móveis de design nacional e com traços modernos”, diz Olívia, referindo-se às cadeiras Omar, de Rejane Carvalho Leite, e Oscar, de Sergio Rodrigues (ambas da Dpot). Atrás da mesa (Micasa), o aparador com tampo de travertino (Filarte Marcenaria) acomoda um bar

02-sala-de-jantar-boas-ideias-de-decoracao

 (/)

 

Jogo de proporções. Para o arquiteto baiano David Bastos, o equilíbrio entre as dimensões do espaço e dos móveis resulta nesta confortável sala de jantar. “A área que vai da borda da mesa à parede deve ter, no mínimo, 1,20 m para uma circulação livre”, explica. O móvel de laca texturizada branca (CAP Marcenarias), cor eleita para quase tudo por espalhar luminosidade, compõe uma parceria de sucesso com as cadeiras italianas da Casual Móveis

03-sala-de-jantar-boas-ideias-de-decoracao

 (/)

 

Interação completa. Não bastou unir as salas de jantar e estar para que a família numerosa e os convidados estivessem sempre juntos nos encontros promovidos pelos moradores. “O espelho de 1,50 x 2,65 m reflete o living e ajuda a enxergar todo mundo”, diz a arquiteta Lilian Catharino, de São Paulo. A meia altura, a parede conta, ainda, com um balcão de travertino suspenso, que oferece apoio às travessas durante as refeições. Tapete da By Kamy, mesa e cadeiras da Vermeil.

04-sala-de-jantar-boas-ideias-de-decoracao

 (/)

 

Materiais práticos e elegantes. A busca de acabamentos resistentes e simples de manter nor teou as escolhas da arquiteta paulista Ana Yoshida, que também partiu de uma paleta sóbria. Enquanto as cadeiras têm estofado de couro, a mesa de madeira branca (Lider Interiores) leva tampo de vidro – tudo fácil de limpar. À vista de quem chega está o papel de parede estampado (Golden Blue). Outro destaque são as três folhas de correr de freijó (Marcenaria Edlucas), recolhidas quando os donos cozinham para os amigos.

05-sala-de-jantar-boas-ideias-de-decoracao

 (/)

 

Rústico com ar despojado. Nesta casa de campo paulista, as profissionais da Triplex Arquitetura quiseram imprimir toques descolados à decoração rústica. “A madeira, usada como pano de fundo no deque e no aparador, harmoniza- -se com as cadeiras de metal e o lustre de ferro envelhecido comprado nos Estados Unidos”, conta a arquiteta Adriana Helú. Mesa de madeira patinada e cadeiras da Estar Móveis. Sobre o móvel de nogueira (Cubo Marcenaria), com tampo de mármore ice grey (Galleria della Pietra), letras da Conceito Firma Casa.

06-sala-de-jantar-boas-ideias-de-decoracao

 (/)

Atmosfera clean. Os ambientes predominantemente claros estão sempre na mira da arquiteta Paula Magnani, de São Paulo.“Para não ficar uma decoração fria, entra em cena  o mix de texturas e materiais”, explica. Em volta da mesa de resina alto brilho (Dpot), as cadeiras estofadas de linho (L’Oeil) exibem um delicado flete preto de madeira no encosto. Acima do aparador (Érea), obra de Sachiyo Nishimura (Galeria Chroma). Lustre da grife holandesa Moooi (Conceito Firma Casa).

 

07-sala-de-jantar-boas-ideias-de-decoracao

 (/)

 

Descombinar dá certo. A gastronomia não é o único dom da chef de cozinha carioca Maria Antônia Bocayuva. Filha de artista plástica e dona da Bocayuva Eventos, ela assina a ambientação despretensiosa de sua sala de jantar. Uma cadeira de resina e outras de ferro (Via Manzoni) enchem de graça a mesa extensível (Tok & Stok), fácil de mudar de seis para oito lugares. Na parede, ao lado da imagem emoldurada de uma mulher, a louça estampada rouba a cena.

08-sala-de-jantar-boas-ideias-de-decoracao

 (/)

 

Marcenaria bem pensada. Ao transformar a varanda nesta sala de jantar, os arquitetos Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge, do Rio de Janeiro, deixaram a ala social pronta para que os donos sempre recepcionem os amigos. A marcenaria imponente (Marcenaria Cacchione), que preenche quase toda a parede, não serve apenas de bufê e cristaleira. “Ela deixa à mostra a coleção de garrafas de vodca do morador”, fala Rodrigo. Tanto a mesa de madeira quanto as cadeiras são do Arquivo Contemporâneo. Já a dupla de lustres de vidro é da Lumini.

09-sala-de-jantar-boas-ideias-de-decoracao

 (/)

 

Pincelada multicolorida. Entre as nuances de mar rom, preto e branco que compõem este ambiente, um detalhe vibrante virou a estrela do projeto assinado pela arquiteta paulista Sandra Picciotto. A pintura acrílica sobre tela (Ar te Aplicada) é do ar tista Lazur, espanhol radicado no Brasil. O piso de limestone claro ajuda a realçar a mesa de laca marrom brilhante (Interni), associada a cadeiras revestidas de camurça (Etel). Suspenso, o aparador de nogueira tem portas de vidro (Marcenaria GF).

10-sala-de-jantar-boas-ideias-de-decoracao

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s